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Matéria: Português x
#130681
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Português
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(1,0)

Considere as seguintes propostas de modificações no texto:
I. Na linha 19, a expressão De acordo com poderia substituir Segundo sem provocar alteração de sentido. II. A substituição de Como (l. 22) por Conforme implicaria alteração estrutural na frase no que tange à colocação do vocábulo se, que assumiria a forma mesoclítica. III. A supressão do vocábulo hoje (l. 48) implicaria alteração na colocação do vocábulo se, que assumiria a forma enclítica em relação à forma verbal restringem.

Quais estão corretas?

#130678
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Sobre fonética e fonologia, avalie os seguintes conceitos, segundo Bechara:
I. Quando a corrente de ar se dirige à glote, esta pode encontrar-se aberta, fechada ou quase fechada. No primeiro caso, a corrente de ar passa livremente, sem provocar a vibração das cordas vocais. II. A voz humana se compõe de tons e ruídos, que o ouvido distingue com perfeição. Esta divisão corresponde, em linhas gerais, às vogais e às consoantes. III. Quanto às condições fisiológicas de produção, as vogais são fonemas durante cuja articulação a cavidade bucal se acha completamente livre para a passagem do ar. IV. As consoantes são fonemas durante cuja produção a cavidade bucal está total ou parcialmente fechada, constituindo, assim, num ponto qualquer, um obstáculo à saída da corrente expiratória.

Quais estão corretas?

#130676
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Considerando o que preconiza Cegalla sobre o uso dos sinais de pontuação, avalie as afirmações que seguem relativamente ao uso desses sinais no texto:
I. As três primeiras vírgulas da linha 01 do texto separam termos de mesmo valor sintático – adjuntos adverbiais. II. Os dois pontos foram utilizados na linha 05 para indicar suspensão do pensamento, ou melhor, corte da frase emitida pelo interlocutor. III. A primeira vírgula da linha 17 e a primeira da linha 40 têm funções distintas: a primeira separa uma informação sobre o interlocutor; a segunda, um esclarecimento sobre o lugar de origem.

Quais estão corretas?

    #130675
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    (1,0)

    Avalie as afirmações que seguem sobre Consistência e Relevância, conforme Koch:
    I. A condição de consistência exige que cada enunciado de um texto seja consistente com os enunciados anteriores, isto é, que todos os enunciados do texto possam ser verdadeiros (ou seja, não contraditórios) dentro de um mesmo mundo ou dentro dos mundos representados no texto. II. O requisito da relevância exige que o conjunto de enunciados que compõem o texto seja relevante para um mesmo tópico discursivo subjacente, isto é, que os enunciados sejam interpretáveis como falando sobre o mesmo tema. III. A relevância tópica é fator discutível na construção da coerência, visto que é apenas um traço ou propriedade de um texto, construída na superfície textual, sem que haja interação com o usuário.

    Quais estão corretas?

    #130665
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    (1,0)

    Considere as seguintes afirmações a respeito de palavras acentuadas, retiradas do texto:
    I. Os vocábulos construíram e inúmeros (l. 02) recebem acento gráfico em virtude da regra que determina o acento nas vogais i e u. II. O vocábulo diálogo (l. 33) é acentuado por ser proparoxítona; caso o acento fosse retirado, assumiria outra classe gramatical. III. Tanto experiências (l. 39) quanto práticas (l. 51), ao perderem o acento gráfico, passam a ser classificadas como verbos.

    Quais estão INCORRETAS?

    #130664
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    (1,0)

    Avalie as assertivas abaixo sobre sintaxe, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, relativamente ao seguinte período:
    o cenário para o exercício da docência no Brasil oferece condições distantes do ideal. (l. 22- 23).

    ( ) A expressão sublinhada representa um adjunto adverbial. ( ) O termo em negrito funciona como objeto direto. ( ) A expressão do ideal funciona, no período, como complemento nominal.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    #130663
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    (1,0)

    Sobre estrutura e formação de palavras, avalie os conceitos que seguem:
    I. Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático, dentro da língua portuguesa atual. II. Afixos são elementos secundários – geralmente sem vida autônoma – que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. III. Os afixos, antepostos ao radical, denominam-se prefixos; postos ao radical, denominam-se sufixos.

    Quais estão corretas?

    #130662
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    (1,0)

    Sobre flexão dos substantivos, analise as afirmações a seguir, à luz de Cegalla:
    I. Os substantivos flexionam-se para indicar o gênero, o número e o grau. O gênero é a propriedade que as palavras têm de indicar o sexo real ou fictício dos seres. II. Na língua portuguesa, são três os gêneros: o masculino, o feminino e o terceiro gênero, denominado neutro. III. Para os nomes dos seres vivos, o gênero, em geral, corresponde ao sexo do indivíduo. O mesmo, porém, não acontece com os nomes dos seres inanimados, em que o gênero é meramente convencional.

    Quais estão corretas?

    #130655
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    (1,0)

    Avalie as afirmações que são feitas a seguir sobre as ideias contidas no texto:
    I. Considerando a situação da carreira docente, é possível dizer que todos os professores têm presente a ideia de que desde a universidade já devem aliar os interesses da escola aos seus próprios anseios. II. Salário e qualificação são fatores primordiais para alcançar o diferencial na própria carreira, quando essa é construída e conduzida pelo ambiente escolar. III. Independentemente do mercado, a qualificação profissional deve ser uma preocupação do professor, a fim de que possa ser bem-sucedido e obter bons salários.

    Quais estão corretas?

      #130654
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      (1,0)

      Sobre o pronome las (l. 18), afirma-se que:
      I. Sintaticamente, funciona como objeto direto. II. Refere-se a um termo que o antecede. III. Não poderia ser substituído por elas, sob pena de acarretar erro ao período. IV. Morfologicamente, classifica-se como pronome pessoal oblíquo.

      Quais estão corretas?

      #130652
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      (1,0)

      Sobre a frase: o professor não se deve deixar conduzir pelo mercado, mas, ao contrário, assumir as rédeas da própria carreira. (l. 27-28), analise as afirmações que seguem:

      I. A substituição de deve por pode implicaria alteração semântica no período. II. A forma verbal assumir está flexionada na voz passiva. III. Visto que substituiria correta e adequadamente mas. IV. A supressão da expressão ao contrário não implicaria alteração no período, considerando que a conjunção subordinada mas introduz na frase ideia de concessão.

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      Sobre o uso do verbo haver na frase abaixo, analise as afirmações que seguem:
      “há tempos deixou de seduzir os jovens universitários.” (l. 02).
      I. Está empregado como impessoal. II. O substantivo tempos, em relação a esse verbo, funciona como objeto direto. III. Está sendo usado no sentido de decorrer, fazer, com referência ao tempo passado. IV. No caso, constitui uma locução adverbial de tempo.

      Quais estão corretas?

      #130650
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      (1,0)

      A sintaxe de regência ocupa-se das relações de dependência que as palavras mantêm na frase. Relativamente à regência, analise as assertivas a seguir:

      I. A substituição de a constatação (l. 04) por o ato de constatar. II. O uso de promovem a confirmação em lugar de confirmam (l.09). III. A substituição de conhecer (l. 17) por ter noção.

      Quais implicariam alteração na estrutura das frases em que ocorrem?

      #128311
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      (1,0)

      Na frase de Robespierre “Não se faz omelete sem quebrar os ovos”, o vocábulo SE exemplifica a função de pronome apassivador; a frase abaixo em que o mesmo vocábulo desempenha a mesma função é:

      #128310
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      (1,0)

      A frase em que o vocábulo SE exemplifica um pronome apassivador é: