Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Políticas Educacionais x
#243595
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) consiste em universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Assinale a alternativa que apresenta as estratégias para que tal meta seja cumprida.

#243594
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

1o período analisado
Nos anos 90, todo o espectro de políticas sociais e econômicas esteve sob a influência da chamada Agenda Neoliberal. O conjunto de propostas assumiu um caráter abrangente, com implicações para além das fronteiras nacionais, o que confere especificidade à década.
2o período analisado
Quanto à política para o ensino superior, no quadro de esgotamento do crescimento privado, trata-se não mais de priorizar a expansão de matrículas, cursos e instituições particulares, mas de criar condições para a sustentação financeira dos estabelecimentos já existentes. O Programa Universidade para Todos (ProUni) surgiu, em 2003, acompanhado por um discurso de justiça social (...) e, novamente, mantém-se o incentivo recomendado pelo BIRD à iniciativa privada.
Conclusão
É possível concluir que a agenda de reformas do ensino superior nos dois períodos analisados é permeável às políticas macroeconômicas no que tange à reestruturação da produção e à reforma do Estado.
CARVALHO, C. H. A. de. Política para o Ensino Superior no Brasil (1995-2006): ruptura e continuidade nas relações entre público e privado. Adaptado. Disponível em: <;. Acesso em: 24 out. 2013.


Nesse sentido, segundo o texto, a política educacional nas últimas décadas tem ficado a reboque dos interesses da(s)

#243593
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre os organismos multilaterais que orientam a reforma educacional brasileira, a partir da década de 1990, destaca-se o Banco Mundial, cujo diagnóstico acerca da educação brasileira aponta, como razões para o baixo desempenho do país nessa área:

I) Precária organização do sistema educacional nos níveis estadual e municipal.

II) Gerenciamento e clima para aprendizado ineficientes no âmbito da escola.

III) Demanda insuficiente de escolaridade de qualidade no âmbito da comunidade.

IV) Preparação e remuneração inadequadas do pessoal do setor de educação.

É correto o que está dito em:

#243592
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A concepção de interculturalidade que vem sendo incorporada ao discurso oficial de estados e organismos internacionais e que não questiona o modelo sociopolítico vigente na maior parte dos países compreende-se como interculturalidade

#243591
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Remete às condições sociais e à forma como cada condição desperta a necessidade de ação. Problemas podem ser percebidos a partir de indicadores (por ex: taxas de mortalidade), de eventos, crises e símbolos (por ex: desastres, acontecimentos), ou no feedback de ações governamentais (por ex: no acompanhamento de atividades implementadas, retorno de metas e outros). Um problema, quando identificado por dados quantitativos, por crises, ou pelo retorno de ações governamentais, assume grande importância no debate de formulação de políticas, contribuindo para a construção de argumentos em favor de uma política que busque resolver tais questões. A definição refere-se ao fluxo (de):

#220456
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que apresenta a melhor e mais usada forma de avaliação para se conhecer o que o estudante aprendeu na série/ano anterior:

#220455
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca da atuação do professor de Arte é importante que ele:

#220454
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a interface entre o Currículo e a Didática, assinale a alternativa CORRETA:

#220453
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A chamada _____________ se refere a um processo pedagógico pelo qual há uma ligação entre as disciplinas por conta de algo em comum entre elas. Já a ____________ seria uma intercomunicação entre os componentes curriculares de forma, a se abolir complemente as fronteiras entre eles.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:

#220452
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento. Nesse sentido, NÃO seria uma das dimensões, a seguinte:

#220451
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )O Projeto Político Pedagógico é um documento criado pelo gestor escolar.
2.( )Uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico é definir as atividades e os projetos educativos a serem desenvolvidos na unidade de ensino.
3.( )Os Planos de Ensino dos professores, com todos os seus detalhamentos, devem ser contemplados no Projeto Político Pedagógico.

A sequência CORRETA é:

#220450
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No contexto pedagógico atual, a atitude do professor de Artes ao propor a interação com as linguagens artísticas e outros saberes e de proporcionar momentos de diálogos, trocas e interação entre professor e estudante, entre os estudantes, entre artistas, obras e apreciadores é reconhecida como:

#220449
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na área de linguagens, na Disciplina de Língua Portuguesa, temos a descrição da seguinte habilidade:

“A formação desse leitor-fruidor exige o desenvolvimento de habilidades, a vivência de experiências significativas e aprendizagens que, por um lado, permitam a compreensão dos modos de produção, circulação e recepção das obras e produções culturais e o desvelamento dos interesses e dos conflitos que permeiam suas condições de produção e, por outro lado, garantam a análise dos recursos linguísticos e semióticos necessária à elaboração da experiência estética pretendida”.

Dessa habilidade, especificamente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aponta algumas competências, das quais citamos:

I - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
II - Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendoos como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
III - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.

Partindo da ideia de interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Artes, quais das competências, citadas, podem ser desenvolvidas por ambas as disciplinas?

#220448
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ana Mae Barbosa (1991) propõe três aspectos da aprendizagem artística, denominados:

#220447
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Artes, as oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por: