(1,0)
Os broncodilatadores mais potentes correntemente aprovados para uso clínico no tratamento de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica são os
Um homem de 73 anos com enfisema pulmonar avançado discute com seu médico a possibilidade de submeter-se a cirurgia de redução de volume pulmonar como tratamento da sua doença. Tem dispneia quando caminha 100 metros no plano, não faz exercícios regularmente, fumava 2 maços de cigarro por dia e, há 6 meses reduziu para 3 a 4 cigarros diários. Teve infarto do miocárdio há 10 anos, faz uso de aspirina e bloqueador de cálcio regularmente e está sem sintomas cardíacos. A tomografia de tórax mostra enfisema predominante nos ápices.
O médico conclui que o paciente NÃO é considerado um bom candidato à cirurgia porque
Em um paciente com diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão, com 3cm de maior diâmetro, comprometendo lobo superior de pulmão esquerdo e atividade metabólica aumentada no PET-CT, comprometendo linfonodos da cadeia 6, na investigação do linfonodo, não se deve fazer
Com relação à síndrome pós-pneumonectomia, assinale a afirmativa incorreta.
A ressecção e anastomose primária é aceita universalmente como procedimento cirúrgico, no tratamento da estenose traqueal benigna.Com relação ao cuidado técnico neste procedimento, assinale a afirmativa incorreta.
Julgue o item a seguir, com relação à oxigenoterapia.
Tanto a ventilação não invasiva quanto a oxigenoterapia são fatores de risco para o desenvolvimento da broncodisplasia pulmonar.
A FIO2 maior que 0,5 é fator de risco para atelectasia e depressão ciliar.
No que se refere aos músculos respiratórios, julgue o item subsequente.
A mecânica diafragmática no lactente é menos eficiente devido ao fato de o ângulo de inserção do diafragma na caixa torácica ser mais horizontal.
A inervação do diafragma é suprida pelo nervo frênico, que recebe fibras de C1, C2 e C3.
No músculo diafragma do adulto, aproximadamente 55% são fibras do tipo I; na fase neonatal, predominam as fibras do tipo II.
Recuperar senha