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Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores: I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações. II. O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa. III. O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo. IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.
Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:
Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA: I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento. II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer. III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso. IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.
O plano de curso geralmente apresenta elementos fundamentais na sua configuração. Assinale o item que NÃO é específico do Plano de Curso.
Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas: I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento. II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra. III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa. IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.
Fundamentado na teoria crítica é papel do professor
Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias
A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido. Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe
Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tor- nar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar- se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré- existente. Portanto, aprender é
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II. Infraestrutura adequada para as várias necessidades existentes, na esfera pública bem como na esfera privada. III. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado na educação regular e nos cursos de formação continuada. IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade. Está correto o que se afirma APENAS em
A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola: - A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo. - A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre. - A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida. Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de
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