(1,0)
Atualmente, os professores estão sendo solicitados a trabalhar com as competências. Quando ocorre a inserção das competências na elaboração da proposta curricular, as principais mudanças identitárias a ocorrer são, EXCETO:
Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é:
O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que:
Os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), estabelecem a comunicação entre as disciplinas escolares, buscando maior integração entre seus diferentes conhecimentos. Sobre a proposta desses temas, analise: I. Os temas transversais tomam a cidadania como eixo básico, pois tratam de questões que permeiam os assuntos que, embora abordados pelos currículos convencionais, não chegam a ser diretamente trabalhados, tais como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais e os preconceitos. II. São os temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. III. Os temas transversais definidos nos PCN’s são abrangentes, não podendo, portanto sofrer adaptações conforme as peculiaridades da região. IV. A perspectiva transversal indica a possibilidade de transformação da prática pedagógica, ao propor um rompimento da atuação do professor isolado por área. Estão corretas apenas as afirmativas:
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), NÃO é correto afirmar que:
À Educação Básica, conforme a LDN, Lei nº. 9394/1996, é atribuída a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente. Para que isto ocorra, torna-se necessário:1. Desenvolver no aluno, durante o processo de ensino-aprendizagem, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. 2. Explorar metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação das hipóteses na construção do conhecimento. 3. Possibilitar a aprendizagem para construir argumentação capaz de controlar resultados do processo. 4. Desenvolver o espírito crítico, as potencialidades do trabalho individual, tanto quanto no coletivo. Estão corretas apenas as afirmativas:
Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), que prevê que os estabelecimentos de ensino elaborem e executem sua proposta pedagógica, deixou explícita a ideia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Assim sendo, o Projeto Pedagógico (PP) passou a ser objeto prioritário de estudo e discussão. Acerca desta premissa, NÃO é correto afirmar que:
Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:
“Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.” O trecho refere-se
É com o corpo que se tem capacidade de ver, ouvir, falar, perceber e sentir as coisas, portanto, o corpo expressa a linguagem. Nesse contexto, assinale a opção correta.
A respeito de bullying, assinale a opção correta.
Considerando-se o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre a oferta de educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que a educação técnica articulada com o ensino médio deve ser desenvolvida
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.
Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.
Recuperar senha