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Matéria: Pedagogia x
#29145
Concurso
FCEE-SC
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0)

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de: 

#25858
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0)

Com base na análise que Toscano faz das instituições políticas, correlacione as formas de Estado apresentadas na coluna da esquerda com suas respectivas características, listadas na coluna da direita.

Questão 7 - Prova SEDUC-RJ - Pedagogia 2 - Simulado Brasil Concurso

A sequência correta é:

#25857
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0)

Zabala, ao tratar das disciplinas como organizadoras dos conteúdos, analisa os diferentes graus de relações entre elas. Com base no pensamento do autor, correlacione os graus de relações disciplinares, apresentados na coluna da esquerda, com as suas respectivas características, listadas na coluna da direita.

Questão 6 - Prova SEDUC-RJ - Pedagogia 2 - Simulado Brasil Concurso

A sequência correta é:

#25856
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0)

Hoffmann faz uma comparação entre a prática da avaliação em uma visão liberal (tradicional) e em uma visão libertadora. Nesse contexto, considere as características abaixo.

I- Caráter classificatório e sentencivo 

II- Intenção de reprodução das classes sociais 

III- Ação coletiva e consensual 

IV- Concepção investigativa, reflexiva 

V- Ação individual e competitiva

Aplicam-se à avaliação em uma visão libertadora as características de número:

#25855
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0)

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

É correto afirmar que:

#25854
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
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fácil

(1,0)

Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas. 

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica. 

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais. 

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto. 

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à:

#25853
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0)

“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)

Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao:

#25852
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Matemática
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0)

Piletti cita a liderança como um dos principais mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Ao distinguir a liderança exercida pelo educador daquela exercida pelo educando, o autor assinala que a liderança do educador é institucional, oriunda da atribuição que lhe foi conferida socialmente, enquanto a liderança dos alunos está baseada principalmente:

#25838
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Física
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0)

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concepções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo. 

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialgico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos. 

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto. 

É correto afirmar que:

#25837
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Física
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0)

 

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.

 

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no ECA. O artigo 132 define que, em cada município, haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto de:

#25836
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Física
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0)

 

Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.

 

Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, dentre outras, a medida de internação em estabelecimento educacional. Sobre a aplicação dessa medida, o artigo 121 do ECA estabelece que:

#25835
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Física
Banca
CEPERJ
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0)

 

Considere a Lei Federal nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – e responda às questões de nº 16 a 19.

 

Segundo o artigo 36-C da LDB, a educação profissional técnica de Nível Médio articulada, na modalidade denominada concomitante, é oferecida:

#25688
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
Cargo
Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que

I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento. 

Está correto o contido em

#25687
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
Cargo
Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0)

Ao afirmar que a sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, seja para trabalhar, conviver ou exercer a cidadania; seja para cuidar do ambiente em que se vive e reconhecer as pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos, a Secretaria de Estado da Educação propõe princípios orientadores para a prática educativa no sentido de que os alunos sejam preparados para esse novo tempo (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Essa proposta

#25686
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
Cargo
Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0)

Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo. 

Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...). 

Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles: