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Matéria: Pedagogia x
#34235
Concurso
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CEFET-AL
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Pedagogia
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fácil

(1,0)

Considerando a Resolução n° 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, analise as seguintes afirmativas: 

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, em que a primeira é integrada e a segunda concomitante a essa etapa da Educação Básica. 

II. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. 

III. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação do Campo, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura. 

IV. A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino. Para as instituições públicas não há necessidade dessa autorização, devido ao processo de autonomia na oferta de cursos das instituições públicas federais. 

Assinale a alternativa com as afirmativas verdadeiras: 

#34234
Concurso
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CEFET-AL
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Pedagogia
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médio

(1,0)

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que: 

I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos, colocando-os em vantagem nas relações de poder; 

II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo; 

III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola. 

Pode-se afirmar que:

#34233
Concurso
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CEFET-AL
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Pedagogia
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(1,0)

As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através: 

I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem; 

II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico; 

III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade; 

IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais; 

V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores. 

São afirmativas corretas: 

#34232
Concurso
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CEFET-AL
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(1,0)

Em relação à formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podemos dizer que: 

I. A formação inicial realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação. 

II. Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, não é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente. 

III. A formação inicial esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, não cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de ações destinadas à formação continuada de professores. 

É correto afirmar que:

#34231
Concurso
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Pedagogia
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difícil

(1,0)

A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que: 

I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político; 

II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo; 

III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros; 

IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

São afirmações corretas: 

#34230
Concurso
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CEFET-AL
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Pedagogia
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médio

(1,0)

A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade educacional, visando transformá-la. A partir dessa perspectiva, análise os itens abaixo: 

I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes. 

II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa. 

III. Os procedimentos da avaliação emancipatória caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, fundamentados pela ótica da abordagem educacional qualitativa. 

IV. Nessa perspectiva de avaliação, a emancipação prevê que a consciência crítica da situação e a proposição de alternativas de solução para a mesma constituam-se em elementos de luta transformadora para os diferentes participantes da avaliação. 

Tendo como base os itens acima descritos, é correto afirmar que: 

#34229
Concurso
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Cargo
. Cargos Diversos
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CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
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2
médio

(1,0)

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que: 

#34228
Concurso
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CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

O artigo 12 da LDB 9.394/96 atribui às escolas incumbências que podem revelar certa autonomia. Dentre essas incumbências, podemos relacionar: 

I. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; 

II. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; 

III. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; 

IV. Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento; 

V. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente. 

São afirmativas corretas: 

#34227
Concurso
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CEFET-AL
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Pedagogia
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médio

(1,0)

O processo de organização escolar, na gestão democrática participativa, dispõe de funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem as ações e as operações necessárias ao seu funcionamento. Em relação às funções dos elementos da organização e gestão escolar é correto afirmar que: 

#29151
Concurso
FCEE-SC
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ACAFE
Matéria
Pedagogia
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difícil

(1,0)

As definições do público alvo para a educação especial devem ser contextualizadas e não se esgotam na mera categorização e especificações atribuídas a um quadro de deficiência, transtornos, distúrbios e aptidões. No entanto, a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, descreve seu público alvo. Considerando o exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Considera-se aluno com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. ( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, dentre outros. ( ) Alunos com altas habilidades e superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A sequência correta, de cima para baixo, é:

#29150
Concurso
FCEE-SC
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Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
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difícil

(1,0)

Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como: 

#29149
Concurso
FCEE-SC
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ACAFE
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(1,0)

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir determinados princípios. 
Assim, marque com V os princípios verdadeiros e com F os falsos.
(   ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado. 
(   ) Participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação. 
(   ) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino. 
(   ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais. 
(   ) Profissionais da educação para a inclusão escolar e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

#29148
Concurso
FCEE-SC
Cargo
. Cargos Diversos
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ACAFE
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas. 
(   ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino. 
(   ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte. 
(   ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem. 
(   ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino. 


A sequência correta, de cima para baixo, é:

#29147
Concurso
FCEE-SC
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

Na Declaração de Salamanca, os delegados afirmam que as escolas que possuem os meios mais eficazes para combater atitudes discriminatórias e construir comunidades acolhedoras que alcance a educação para todos são as:

#29146
Concurso
FCEE-SC
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo. 
(   ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação. 
(   ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade. 
(   ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS). 
(   ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva. 
(   ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola. 


A sequência correta, de cima para baixo, é: