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Matéria: Pedagogia x
#34380
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(1,0)

Considerando as finalidades e características dos Institutos Federais conforme descritas na lei 11892/2008, podemos considerar que a educação profissional e tecnológica está

#34379
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(1,0)

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Dessa forma, o servidor público estável só perderá o cargo: 

I em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

II mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

III mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de resolução ordinária, assegurada ampla defesa. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34378
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(1,0)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) concede à criança e ao adolescente prioridade na efetivação de direitos. A garantia de prioridade compreende as ações descritas a seguir, EXCETO: 

#34377
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(1,0)

Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: 

“Um dos equívocos mais recorrentes nas análises de educação no Brasil, em todos os seus níveis e modalidades, tem sido o de tratá-la em si mesma e não como constituída e constituinte de um projeto, situado em uma sociedade cindida em classes e grupos sociais desiguais e com marcas históricas específicas.” 

Frigotto segue afirmando que esse equívoco se explicita nas visões: 

1. iluministas; 
2. economicistas; 
3. reprodutivistas. 

Relacione as concepções a seguir a cada uma das três visões citadas acima. 

(__) A educação é propalada como capital humano e produtora de competências. 

(__) A educação se reduz a uma força unidimensional do capital. 

(__) A educação é concebida como o elemento libertador da ignorância e constitutivo da cidadania. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

#34376
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Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

Segundo Comenius, a arte de ensinar exige: 

I Disposição tecnicamente bem feita do tempo. 

II Dedicação exaustiva do mestre. 

III Organização de todas as coisas necessárias. 

IV Escolha do método adequado. 

V Aptidão dos alunos. 

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

#34375
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(1,0)

 

Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

Classifique as afirmações a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas, tendo por base os princípios elencados por Comenius na Didática Magna, que garantem a facilidade de ensinar. 

(__) Iniciar pelas coisas mais gerais em direção às mais particulares. 

(__) Começar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis. 

(__) Proceder de maneira rápida e dinâmica, sem perder tempo. 

(__) Ensinar apenas o que apresentar utilidade imediata. 

(__) Ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 

#34374
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(1,0)

 

Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

A organização escolar proposta por Comenius propunha: 

I Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência. 

II Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso. 

III Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário. 

IV Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial. 

V Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos. 

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

#34373
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(1,0)

Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma: 

“No processo de ensino-aprendizagem, a ______________________ representa aquilo que Paulo Freire definiu como alfabetização: ensinar ou propiciar as condições para que as pessoas leiam não só as palavras, mas também o mundo.” 

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa, corretamente, o excerto acima. 

#34372
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(1,0)

Segundo o previsto pela lei 11892/2008, assinale a alternativa INCORRETA sobre os Institutos Federais: 

#34371
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De acordo com a lei 12772/2012, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, se constituirá a partir da progressão funcional e promoção. Sobre estas, analise os itens a seguir: 

I Dentre os requisitos exigidos para a ocorrência da progressão e da promoção, está a avaliação de desempenho. 

II A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente. 

III Tanto para a progressão quanto para a promoção, será aplicada o interstício de 18 (dezoito) meses, considerando-se os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na respectiva Lei. 

IV Concorrem aos processos de aceleração da promoção e da progressão os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo que atenderem os requisitos de titulação previstos pela Lei em questão. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34240
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Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que: 

I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de três mil e quatrocentas horas. 

II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior. 

III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio. 

Estão corretas as afirmativas: 

#34239
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(1,0)

A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:

#34238
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CEFET-AL
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(1,0)

A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:

#34237
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CEFET-AL
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(1,0)

O planejamento é definido como um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em relação ao planejamento educacional, é correto afirmar que: 

#34236
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(1,0)

A formação do trabalhador enquanto direito social se fundamenta na superação da dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual, com a integração entre ensino médio e educação profissional. Nesse sentido, são princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: 

I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional; 

II. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular; 

III. Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico; 

IV. Dissociabilidade entre educação e prática social, desconsiderando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; 

V. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; 

VI. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo a fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular; 

VII. Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas. 

É correto afirmar que: