Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#34456
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Na avaliação do ensino superior, a integração dos instrumentos (autoavaliação, avaliação externa, avaliação das condições de ensino, Enade, censo e cadastro) permite a atribuição de conceitos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. Esses conceitos são ordenados em uma escala com ______ níveis. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

#34455
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

O Ministério da Educação determina que cada instituição de ensino superior realize uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação. Para a realização dessa avaliação as instituições devem contar, especialmente, com: 

#34454
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Foi criado, em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações nacionais e em taxas de aprovação. O texto se refere ao:

#34453
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Considerando-se as disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior é possível afirmar que os Institutos Federais são equiparados:

#34452
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Quanto à certificação conferida pela educação profissional e tecnológica, é correto afirmar que: 

#34451
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Assinale a alternativa que apresenta uma disposição atual sobre a educação profissional técnica de nível médio, incluída pela Lei nº 11.741/2008. 

#34450
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Assinale a alternativa que traz uma afirmação verdadeira sobre a educação profissional e tecnológica, conforme prevista na Lei nº 9.394/96.

#34449
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta quanto ao disposto no artigo 7º da Lei nº 9.394/96, que prevê liberdade de ensino à iniciativa privada desde que, entre outras exigências, as instituições ofertantes possuam capacidade de autofinanciamento.

#34448
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Assinale a alternativa que traz um ato de violação do princípio de indisponibilidade de direito à Educação, conforme prevê atualmente a legislação brasileira. 

#34447
Concurso
IFSP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFSP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Em 27 de outubro de 2009, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, foi modificada no inciso II do artigo 4º e no inciso VI do artigo 10, alteração produzida pela Lei nº 12.061/2009. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o objetivo dessa alteração. 

#34385
Concurso
IFRO
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: 

I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; 

II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; 

III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 

IV a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, privilegiando o aprofundamento teórico, no ensino de cada disciplina. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34384
Concurso
IFRO
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: 

“Dois autores contemporâneos, de modo mais incisivo, permitem-nos aprender a especificidade da sociedade capitalista que constituímos e quais são as nossas (im)possibilidades e desafios.” 

Nessa linha, Frigotto cita Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira, sobre os quais é CORRETO afirmar: 

#34383
Concurso
IFRO
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0)

“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.” 
(In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto) 

Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos: 

1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna. 
2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica. 
3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos. 
4. Promulgação da Constituição de 1988. 
5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97. 

(__) Aliança conservadora da Revolução de 1930. 

(__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste. 

(__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora. 

(__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado. 

(__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.

#34382
Concurso
IFRO
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(...) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba: 

I A prática social; 

II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos; 

III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho; 

IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens; 

V As forças produtivas; 

VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas. 

Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em: 

#34381
Concurso
IFRO
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
MAKIYAMA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Segundo Lucília Machado em “Ensino médio e técnico com currículos integrados” a construção do currículo integrado exige, necessariamente 

I a mudança de postura pedagógica dos professores e dos alunos; 

II a consideração do modelo cultural que hierarquiza os conhecimentos como uma estrutura de organização para o planejamento do ensino e aprendizagem; 

III a busca de inter-relações, de uma coerência de conjunto e a implementação de uma concepção metodológica global; 

IV a consideração da diversidade dos processos educativos que historicamente foi criada e que demarca as culturas pedagógicas; 

V a promoção de práticas pedagógicas compartilhadas e orientadas por uma relação dialógica; 

VI o reconhecimento de que é preciso considerar as parcelas preexistentes de conhecimentos e também os novos conhecimentos que são produzidos nessa interação educacional. 

Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em: