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Na avaliação do ensino superior, a integração dos instrumentos (autoavaliação, avaliação externa, avaliação das condições de ensino, Enade, censo e cadastro) permite a atribuição de conceitos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. Esses conceitos são ordenados em uma escala com ______ níveis. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
O Ministério da Educação determina que cada instituição de ensino superior realize uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação. Para a realização dessa avaliação as instituições devem contar, especialmente, com:
Foi criado, em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações nacionais e em taxas de aprovação. O texto se refere ao:
Considerando-se as disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior é possível afirmar que os Institutos Federais são equiparados:
Quanto à certificação conferida pela educação profissional e tecnológica, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta uma disposição atual sobre a educação profissional técnica de nível médio, incluída pela Lei nº 11.741/2008.
Assinale a alternativa que traz uma afirmação verdadeira sobre a educação profissional e tecnológica, conforme prevista na Lei nº 9.394/96.
Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta quanto ao disposto no artigo 7º da Lei nº 9.394/96, que prevê liberdade de ensino à iniciativa privada desde que, entre outras exigências, as instituições ofertantes possuam capacidade de autofinanciamento.
Assinale a alternativa que traz um ato de violação do princípio de indisponibilidade de direito à Educação, conforme prevê atualmente a legislação brasileira.
Em 27 de outubro de 2009, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, foi modificada no inciso II do artigo 4º e no inciso VI do artigo 10, alteração produzida pela Lei nº 12.061/2009. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o objetivo dessa alteração.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, privilegiando o aprofundamento teórico, no ensino de cada disciplina. Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: “Dois autores contemporâneos, de modo mais incisivo, permitem-nos aprender a especificidade da sociedade capitalista que constituímos e quais são as nossas (im)possibilidades e desafios.” Nessa linha, Frigotto cita Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira, sobre os quais é CORRETO afirmar:
“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.” (In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto) Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos: 1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna. 2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica. 3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos. 4. Promulgação da Constituição de 1988. 5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97. (__) Aliança conservadora da Revolução de 1930. (__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste. (__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora. (__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado. (__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.
Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(...) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba: I A prática social; II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos; III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho; IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens; V As forças produtivas; VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas. Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
Segundo Lucília Machado em “Ensino médio e técnico com currículos integrados” a construção do currículo integrado exige, necessariamente I a mudança de postura pedagógica dos professores e dos alunos; II a consideração do modelo cultural que hierarquiza os conhecimentos como uma estrutura de organização para o planejamento do ensino e aprendizagem; III a busca de inter-relações, de uma coerência de conjunto e a implementação de uma concepção metodológica global; IV a consideração da diversidade dos processos educativos que historicamente foi criada e que demarca as culturas pedagógicas; V a promoção de práticas pedagógicas compartilhadas e orientadas por uma relação dialógica; VI o reconhecimento de que é preciso considerar as parcelas preexistentes de conhecimentos e também os novos conhecimentos que são produzidos nessa interação educacional. Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em:
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