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Matéria: Pedagogia x
#34451
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(1,0)

Assinale a alternativa que apresenta uma disposição atual sobre a educação profissional técnica de nível médio, incluída pela Lei nº 11.741/2008. 

#34450
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Assinale a alternativa que traz uma afirmação verdadeira sobre a educação profissional e tecnológica, conforme prevista na Lei nº 9.394/96.

#34449
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(1,0)

Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta quanto ao disposto no artigo 7º da Lei nº 9.394/96, que prevê liberdade de ensino à iniciativa privada desde que, entre outras exigências, as instituições ofertantes possuam capacidade de autofinanciamento.

#34448
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(1,0)

Assinale a alternativa que traz um ato de violação do princípio de indisponibilidade de direito à Educação, conforme prevê atualmente a legislação brasileira. 

#34447
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(1,0)

Em 27 de outubro de 2009, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, foi modificada no inciso II do artigo 4º e no inciso VI do artigo 10, alteração produzida pela Lei nº 12.061/2009. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o objetivo dessa alteração. 

#34385
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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: 

I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; 

II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; 

III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 

IV a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, privilegiando o aprofundamento teórico, no ensino de cada disciplina. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34384
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(1,0)

Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: 

“Dois autores contemporâneos, de modo mais incisivo, permitem-nos aprender a especificidade da sociedade capitalista que constituímos e quais são as nossas (im)possibilidades e desafios.” 

Nessa linha, Frigotto cita Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira, sobre os quais é CORRETO afirmar: 

#34383
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(1,0)

“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.” 
(In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto) 

Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos: 

1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna. 
2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica. 
3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos. 
4. Promulgação da Constituição de 1988. 
5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97. 

(__) Aliança conservadora da Revolução de 1930. 

(__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste. 

(__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora. 

(__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado. 

(__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.

#34382
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(1,0)

Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(...) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba: 

I A prática social; 

II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos; 

III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho; 

IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens; 

V As forças produtivas; 

VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas. 

Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em: 

#34381
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Segundo Lucília Machado em “Ensino médio e técnico com currículos integrados” a construção do currículo integrado exige, necessariamente 

I a mudança de postura pedagógica dos professores e dos alunos; 

II a consideração do modelo cultural que hierarquiza os conhecimentos como uma estrutura de organização para o planejamento do ensino e aprendizagem; 

III a busca de inter-relações, de uma coerência de conjunto e a implementação de uma concepção metodológica global; 

IV a consideração da diversidade dos processos educativos que historicamente foi criada e que demarca as culturas pedagógicas; 

V a promoção de práticas pedagógicas compartilhadas e orientadas por uma relação dialógica; 

VI o reconhecimento de que é preciso considerar as parcelas preexistentes de conhecimentos e também os novos conhecimentos que são produzidos nessa interação educacional. 

Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em: 

#34380
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Considerando as finalidades e características dos Institutos Federais conforme descritas na lei 11892/2008, podemos considerar que a educação profissional e tecnológica está

#34379
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De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Dessa forma, o servidor público estável só perderá o cargo: 

I em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

II mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

III mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de resolução ordinária, assegurada ampla defesa. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34378
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O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) concede à criança e ao adolescente prioridade na efetivação de direitos. A garantia de prioridade compreende as ações descritas a seguir, EXCETO: 

#34377
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Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: 

“Um dos equívocos mais recorrentes nas análises de educação no Brasil, em todos os seus níveis e modalidades, tem sido o de tratá-la em si mesma e não como constituída e constituinte de um projeto, situado em uma sociedade cindida em classes e grupos sociais desiguais e com marcas históricas específicas.” 

Frigotto segue afirmando que esse equívoco se explicita nas visões: 

1. iluministas; 
2. economicistas; 
3. reprodutivistas. 

Relacione as concepções a seguir a cada uma das três visões citadas acima. 

(__) A educação é propalada como capital humano e produtora de competências. 

(__) A educação se reduz a uma força unidimensional do capital. 

(__) A educação é concebida como o elemento libertador da ignorância e constitutivo da cidadania. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

#34376
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(1,0)

 

Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões. 

 

Segundo Comenius, a arte de ensinar exige: 

I Disposição tecnicamente bem feita do tempo. 

II Dedicação exaustiva do mestre. 

III Organização de todas as coisas necessárias. 

IV Escolha do método adequado. 

V Aptidão dos alunos. 

Está CORRETO o que se afirma apenas em: