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Sérgio Antônio da Silva Leite e Samantha Kager apresentam um relato de aluno sobre a forma como um professor trata da avaliação: “O ruim desse professor é que ele sempre entregava as provas um dia antes da prova de recuperação e aí, sempre pegava a gente de surpresa [...] a gente queria saber onde a gente tinha errado, entende? O gabarito era só o resultado. Se a gente visse a prova um tempo antes, podia tirar nossas dúvidas. Só que ele não tava nem aí.” Essa postura caracteriza um sério problema nos processos de avaliação que é:
Para a professora Marli de André há um tipo de pesquisa que tem maior potencial para produzir conhecimentos úteis e interessantes para os docentes pois focalizam situações do cotidiano escolar. O termo que melhor conceitua esse tipo de pesquisa é:
Para Ivani Fazenda a forma como foram pensados o ensino e a pesquisa no Brasil levaram ao surgimento de dois profissionais distintos: professores, de um lado, e pesquisadores, de outro. Assinale a alternativa que mostra o pensamento que levou a essa separação.
Para a Professora Maria Ciavatta, o currículo deve “enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.” (CIAVATTA, 2005, p. 84). O texto resume o currículo chamado:
O documento base Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, publicado pelo MEC, em 2007, indica, entre outros aspectos, que as escolas precisam de um projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que apresenta o que se pode chamar de primeiro fundamento de um projeto dessa natureza.
Observe o texto a seguir, que trata de uma das técnicas de ensino: “O aluno não só vê o que está acontecendo, como também escuta o barulho feito pela serra, pela batida do martelo ou pela máquina em funcionamento; sente o cheiro das aparas de madeira e do óleo de corte e, pelo tato, percebe se uma superfície está bem lisa ou se uma junta está bem certa. Mais ainda, a atenção do aluno pode ser dirigida para os pontos mais importantes a serem observados com mais cuidado.” (Wilber, apud Veiga, 2006, p. 147) Essa técnica é chamada de:
Sobre a regulamentação da educação a distância, dada pelo Decreto nº 5.622/2005, é correto afirmar que:
Sobre a educação física no currículo escolar, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a Lei nº 9.394/96, regras comuns aos níveis de ensino fundamental e médio.
Assinale a alternativa cujo texto vai de encontro ao previsto na Lei nº 11.645/2008, que altera o artigo 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas, entre outros objetivos, para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Assinale a alternativa cuja sigla caracteriza o sistema descrito no texto.
Sobre a inclusão curricular da Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar:
Sobre o Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que:
Quando um aluno comete ato indisciplinar passível de advertência ou qualquer outra sanção por parte da escola, essa situação:
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante no projeto de lei encaminhado pelo Ministério da Educação para criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o decênio 2011/2020.
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