(1,0)
Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA: I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento. II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer. III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso. IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.
O diagnóstico das necessidades de treinamento permite que se façam algumas considerações. Leia as frases a seguir e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas: I. Uma análise de necessidade de treinamento é a identificação do que um colaborador ou um grupo tem que aprender, no sentido de preencher a lacuna existente entre o êxito presente e o nível de êxito que é solicitado. II. Assistirá a organização, através de seu órgão de treinamento, a identificar quais são as necessidades de treinamento e quais serão os custos necessários. III. O diagnóstico das necessidades de treinamento deve se constituir num processo meticuloso e apoiado em fatos concretamente apurados. Para tanto, devem-se levar em consideração três aspectos: 1º) as necessidades reais nem sempre são percebidas e, quando o são, nem sempre a percepção ocorre com lucidez; 2º) as necessidades percebidas nem sempre são expressas e, quando o são, nem sempre expressam de maneira clara; 3º) as necessidades expressas nem sempre são satisfeitas e, quando o são, nem sempre ocorre da maneira mais conveniente. IV. Devem-se levar em conta essas prerrogativas assinaladas no item anterior, pois essas falhas podem comprometer os resultados da análise das necessidades de treinamento.
Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:
"A Aprendizagem Vivencial" é um tipo de aprendizagem que tem como especificidade ser "plena de sentido" para o treinamento e apresenta como características, EXCETO:
Com a relação à formação de grupos de trabalho em atividades pedagógicas com adultos, assinale a alternativa INCORRETA:
O pedagogo professor especializado em ensino aprendizagem de adultos deve se preocupar em ... Assinale a alternativa CORRETA que completa o espaço corretamente:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Leia as assertivas a seguir e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: I. A realidade do século XXI vem quebrando preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto somente para exercer suas funções na sala de aula. II. A função do pedagogo na empresa pode ser considerada a mesma função dos profissionais que trabalham com recursos humanos, no sentido de seleção para cargos e salários. III. Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica. IV. Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado na mola mestra para enfrentar os desafios que se articulam dentro dessa mesma sociedade e em todos os seus segmentos, desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico, marca da tão inovadora e desafiadora era da informação.
Leia as ideias abaixo e julgue se estão CORRETAS ou INCORRETAS. I. O moderno cenário da educação se destaca no século XXI com novas expectativas para o profissional pedagogo que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular de discussões sobre globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação on-line etc. Enfim, uma nova estrutura se firma na sociedade. II. A sociedade do conhecimento exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para a atuação neste cenário competitivo. III. A educação em espaços não escolares não confirma a discussão sobre a expansão do mercado de trabalho. O pedagogo restringe sua atuação ao espaço escolar, tornando a escola o exclusivo ambiente de trabalho, fato este que não permite uma nova redefinição da atuação desse profissional. IV. Empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), e outros ambientes formam, hoje, o novo cenário de atuação do pedagogo, que transpõe os muros da escola para prestar seu serviço nesses locais, espaços até então restritos a outros profissionais.
Assinale a alternativa correta sobre a caracterização da deficiência auditiva e de seus portadores estabelecida pelo Decreto nº 5.626/2005.
De acordo com a Lei nº 11.892/2008, constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica as seguintes instituições:
Assinale a alternativa que apresenta uma determinação legal que se aproxima mais do movimento curricular designado por vários autores como multiculturalismo.
Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência.
Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição. Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão:
Recuperar senha