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No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em
A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública
A Constituição Federal determina que o direito à educação abrange a garantia não só do acesso e da permanência no ensino fundamental, mas também a garantia de padrão de qualidade como um dos princípios segundo o qual se estruturará o ensino. A qualidade da educação e do ensino significa, entre outras coisas, a
A relação pedagógica na escola e na sala de aula é sempre algo em construção, e depende da confluência de diferentes fatores presentes no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é correto afirmar que o fenômeno educativo é sempre um processo
O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, assim, trata-se de uma ação intencional, com sentido explícito. Nesse sentido, pode-se afirmar que o projeto político-pedagógico
Piaget, Vygotsky e Wallon são importantes teóricos na área da educação e seus estudos reúnem contribuições teóricas necessárias a todos os educadores em seu fazer pedagógico no cotidiano da sala de aula. No quadro a seguir, na primeira coluna encontram-se afirmações relativas à autonomia do sujeito e na segunda coluna, os teóricos responsáveis pelas suas formulações.A correta associação entre as duas colunas é a expressa por
Na tradição escolar, trabalha-se com a ideia de que a ausência de erros na tarefa escolar é indicativa da aprendizagem. Entretanto, hoje, devido aos avanços da investigação científica na área da aprendizagem, considera-se que
A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática e planejada e continuada. Assim, a escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade buscará eleger, como objeto de ensino, I. conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico; II. conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres; III. práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva; IV. conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes. São verdadeiras as informações contidas em
Existem algumas limitações e obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Organizar o trabalho pedagógico na escola pública exige um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia, a liberdade, a emancipação e a participação na construção do projeto político-pedagógico. Nesse sentido, é correto afirmar que o projeto político-pedagógico da escola apoia-se I. no tipo de liderança que domina a atividade política no campo educacional; II. no desenvolvimento de uma consciência crítica; III. no envolvimento das pessoas: comunidade interna e externa à escola; IV. na participação e cooperação das várias instâncias do sistema educacional. Estão corretos apenas os itens
A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico e não se limitam à mera declaração de princípios. Nesse sentido, é correto afirmar que a gestão democrática da escola pública consiste em
O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se em uma importante política educacional, traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo. É correto afirmar que o PNE é um plano
Na oferta da educação de jovens e adultos em instituições próprias, integrantes da organização da educação nacional, devem ser obrigatoriamente observadas a estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e médio. Dessa forma, atendendo ao caráter próprio dessa modalidade de educação, na proposição de um projeto pedagógico, a escola deverá se pautar pelo princípio da equidade que se caracteriza pela
A nação brasileira, por meio de suas instituições, e no âmbito de seus entes federativos, vem assumindo responsabilidades crescentes para que a Educação Básica seja prioridade nacional como garantia inalienável do exercício da cidadania plena. Assim, em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que é
Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada. Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , Lei n.º 8.069/90, atribui à criança e ao adolescente prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. Em relação à educação, o art. 53 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: I. acesso à escola gratuita próxima de sua residência; II. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; III. direito de ser respeitado por seus educadores; IV. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
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