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Matéria: Pedagogia x
#40066
Concurso
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Analista Sociocultural - Pedagogia
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Pedagogia
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(1,0)

Piaget, Vygotsky e Wallon são importantes teóricos na área da educação e seus estudos reúnem contribuições teóricas necessárias a todos os educadores em seu fazer pedagógico no cotidiano da sala de aula. No quadro a seguir, na primeira coluna encontram-se afirmações relativas à autonomia do sujeito e na segunda coluna, os teóricos responsáveis pelas suas formulações.



A correta associação entre as duas colunas é a expressa por

#40065
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(1,0)

Na tradição escolar, trabalha-se com a ideia de que a ausência de erros na tarefa escolar é indicativa da aprendizagem. Entretanto, hoje, devido aos avanços da investigação científica na área da aprendizagem, considera-se que

#40064
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A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática e planejada e continuada. 
Assim, a escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade buscará eleger, como objeto de ensino, 

I. conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico; 

II. conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres; 

III. práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva; 

IV. conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes. 

São verdadeiras as informações contidas em

#40063
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Existem algumas limitações e obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Organizar o trabalho pedagógico na escola pública exige um trabalho coletivo que busque incessantemente a autonomia, a liberdade, a emancipação e a participação na construção do projeto político-pedagógico. 

Nesse sentido, é correto afirmar que o projeto político-pedagógico da escola apoia-se 

I. no tipo de liderança que domina a atividade política no campo educacional; 

II. no desenvolvimento de uma consciência crítica; 

III. no envolvimento das pessoas: comunidade interna e externa à escola; 

IV. na participação e cooperação das várias instâncias do sistema educacional. 

Estão corretos apenas os itens

#40062
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A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico e não se limitam à mera declaração de princípios. Nesse sentido, é correto afirmar que a gestão democrática da escola pública consiste em

#40051
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O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se em uma importante política educacional, traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo. É correto afirmar que o PNE é um plano

#40050
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Na oferta da educação de jovens e adultos em instituições próprias, integrantes da organização da educação nacional, devem ser obrigatoriamente observadas a estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e médio. Dessa forma, atendendo ao caráter próprio dessa modalidade de educação, na proposição de um projeto pedagógico, a escola deverá se pautar pelo princípio da equidade que se caracteriza pela

#40049
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A nação brasileira, por meio de suas instituições, e no âmbito de seus entes federativos, vem assumindo responsabilidades crescentes para que a Educação Básica seja prioridade nacional como garantia inalienável do exercício da cidadania plena. Assim, em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que é

#40048
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Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada. 
Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que

#40047
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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , Lei n.º 8.069/90, atribui à criança e ao adolescente prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. Em relação à educação, o art. 53 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: 

I. acesso à escola gratuita próxima de sua residência; 

II. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

III. direito de ser respeitado por seus educadores; 

IV. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. 

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

#40046
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Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói o conhecimento através do domínio das práticas culturais existentes em seu meio e que esse tipo de aprendizagem obedece a certas leis, tanto no caso da educação escolar quanto no caso das aprendizagens informais. Neste sentido, pode-se afirmar que o ser humano

#40045
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A Constituição Federal determina que a educação é dever do Estado e da família e que compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração e com assistência da União: recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; fazer-lhes a chamada pública; zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. 

Estabelece, ainda, em seu art. 206, que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dentre eles, pode-se citar: 

I. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; 

II. gratuidade do ensino nas escolas de educação básica; 

III. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

IV. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. 

Estão corretas as afirmações contidas em

#40044
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Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Em seu parecer sobre a composição dos níveis escolares, o Analista afirma que o art. 21 da LDB estabelece que a educação básica é formada pela(o)

#40043
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Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Em relação ao dever do Estado para com a educação escolar pública, previsto no art. 4.º, o Analista registrou que será efetivado mediante a garantia de

#40042
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Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Sobre a educação escolar, escreveu o Analista, com base no art. 1.º da LDB, como sendo aquela que se desenvolve, predominantemente, por meio