Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#50619
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

"O espaço entre a escola e a universidade é um profundo e fértil caminho a ser percorrido pelos estudantes, a ser pesquisado pelos acadêmicos e a ser acompanhado, aferido e aprimorado pela estrutura de gerenciamento das políticas públicas educacionais" (CARMO et al., 2014, p. 323). Considerando o cenário anunciado acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O ensino médio e o ensino superior precisam ser vistos como níveis complementares.

II. Universalizar o ensino com qualidade exige o estabelecimento de metas relacionadas à infraestrutura física e pedagógica das instituições educacionais

III. A deficiência registrada nas escolas públicas não pode ser compensada pela reconhecida qualidade das universidades públicas. A excelência de um nível de ensino precisa atingir o outro.

IV. As reformas educacionais de cada nível de ensino devem ser independentes e livres de compromissos prévios.

V. As políticas de expansão das vagas no ensino universitário esbarram na falta de preparação de uma parcela grande dos egressos do ensino médio.

 

#50618
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

"Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência" (MASETTO; NONATO; MEDEIROS, 2017, p. 208).

 

Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A produção de um conhecimento interdisciplinar foi grandemente incentivada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação, que permitiu a aproximação das áreas de conhecimento, o diálogo entre as ciências exatas, as ciências da natureza, as ciências humanas e os demais campos do saber.

II. A atuação em equipe em campos de estágio e em atividades profissionais trouxe a perspectiva de se pensar em currículos inovadores, nos quais profissionais de áreas afins possam construir colaborativamente a própria formação teórica. Dessa forma, aprendem a pensar e a atuar integradamente, produzindo uma intervenção interprofissional.

III. O êxito de um projeto de currículo inovador depende da formação de um grupo de professores, gestores, alunos e funcionários que, comprometidos como grupo, sintam a necessidade urgente de mudar e de buscar uma resposta de inovação para os cursos de graduação que não mais respondem à formação contemporânea de profissionais.

 

#50617
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Segundo Gamboa (2003), a pesquisa começa com a localização dos problemas. Com base nas situações-problema, explicitam-se as dúvidas, as suspeitas, as indagações e as questões. Essas questões devem ser qualificadas até serem transformadas em perguntas claras e concretas. Dessa forma, essas perguntas serão o ponto de partida da pesquisa e terão a possibilidade de serem respondidas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Uma boa revisão de literatura considera os resultados de outras pesquisas sobre a mesma problemática.

II. Há a necessidade de seleção e definição das fontes que serão utilizadas na elaboração das respostas.

III. Justifica-se uma pesquisa quando as respostas para os problemas não estão dadas ou quando as respostas oferecidas pelos saberes acumulados na literatura científico-filosófica, ou por pesquisas anteriores, não são satisfatórias nem suficientes para esclarecer ou diagnosticar a problemática abordada.

IV. Os resultados devem ser possíveis à luz dos referenciais teóricos localizados nas tradições disciplinares e nas abordagens epistemológicas.

V. Deve-se evitar reduzir a pesquisa a uma mediação técnica sem antes compreender os problemas a serem pesquisados.

 

#50616
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A pedagogia universitária atua no sentido de incentivar que o docente universitário se torne um pesquisador, um participante ativo da construção do projeto pedagógico da sua instituição, se empenhe em trabalhar em equipe, passe a fazer parte de grupos de estudo, adquira uma visão interdisciplinar, entenda o processo de ensino e aprendizagem como construção de saberes e torne sua atuação um contínuo processo de construção ético?profissional (FÁVERO; PAZINATO, 2014). Nesse contexto, podemos indagar: que contribuições a pedagogia universitária pode trazer para a construção de um projeto qualificado de formação docente para o ensino superior? Com relação ao assunto, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) São fundamentais a formação contínua e o livre acesso às informações através das novas tecnologias, como ferramentas facilitadoras da construção e reconstrução de novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico.

( ) Devem-se evitar os processos avaliativos, pois são sempre geradores de desestabilização, na medida em que criam fissuras em imagens idealizadas.

( ) O corpo docente é um dos principais elementos de uma instituição, pois o professor em sala de aula, através da sua práxis pedagógica, é o protagonista que faz a mediação e constrói o conhecimento em conjunto com os seus alunos, de forma dialógica e dinâmica.

( ) A formação pedagógica não se limita ao desenvolvimento de aspectos práticos, didáticos e metodológicos do fazer docente, mas engloba dimensões éticas, afetivas e político-sociais envolvidas na docência.

( ) A pedagogia universitária deve concentrar-se no domínio dos saberes visando à transmissão ao aluno.

#50615
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Segundo Severino (2013, p. 46), "a formação que se espera que a universidade forneça aos estudantes de todas as áreas, independentemente de sua especialização profissional, é o desenvolver, o suscitar e o amadurecer de uma capacidade de reflexão integradora das significações, de modo que todo profissional se torne um ‘pensador', não no sentido de uma especialização separada, mas como alguém que tenha desenvolvido sua sensibilidade intelectual à condição de sua existência histórica, como pessoa inserida num tempo histórico e num espaço social, tornando-se o mais capaz possível de inserir o microssentido de seu existir pessoal no macrossentido de seu existir social, passando a viver nas coordenadas de um projeto comum." Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A educação deve proporcionar a mediação da percepção das relações situacionais e possibilitar a apreensão das intrincadas redes políticas da realidade social, pois só a partir daí poderão os acadêmicos dar-se conta também do significado de suas atividades técnicas e culturais.

II. A educação só se legitima intencionalizando a prática histórica dos homens.

III. A educação só se efetiva priorizando o mercado de trabalho e uma efetiva adequação a ele.

IV. Cabe à educação, no plano da intencionalidade da consciência, desvendar os mascaramentos ideológicos de sua própria atividade, evitando, assim, que se instaure como mera força de reprodução social, tornando-se força de transformação da sociedade.

#50614
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da afirmativa abaixo.

 

Segundo Sguissard (2015), constata-se que o Estado, tendo ideológica e operacionalmente dificuldade de apostar no investimento maciço na educação superior, tem buscado, via políticas focais de curto alcance, tais como _________ e _________, garantias de alguma igualdade de condições de acesso, mas que não preveem igualdade de condições de permanência e, em especial, de sucesso no mercado de trabalho.

 

 

#50613
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação ao registro e à tramitação de ações de extensão universitária, conforme o art. 8 da Resolução nº 88/2016/CUn, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Qualquer órgão ou instância da universidade poderá ser responsável, tais como departamentos, centros de ensino, órgãos administrativos ou órgãos suplementares.

II. As ações de extensão poderão ser aprovadas durante o primeiro mês de sua execução, excepcionalmente.

III. Quando a ação de extensão envolver servidores de mais de um departamento ou equivalente, deverá ser apreciada pelo principal órgão envolvido.

 

#50612
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo que se refere às atividades de pesquisa, de acordo com o art.10 da Resolução Normativa nº 47/CUn/2014.

 

Poderão participar das atividades de pesquisa os servidores __________ integrantes do quadro de pessoal da universidade, alunos regularmente matriculados em curso de educação básica, de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores __________ à UFSC e professores, pesquisadores e/ou técnicos de outras instituições de ensino, de pesquisa ou de ________ conveniadas com a UFSC.

 

#50611
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação às atividades de pesquisa e extensão universitárias, de acordo com a Resolução Normativa nº 47/CUn/2014 e a Resolução Normativa nº 88/2016/CUn, é correto afirmar que:

#50610
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação aos currículos e programas de graduação determinados pelo Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Catarina, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O currículo pleno será elaborado pelo colegiado do curso de graduação, ouvidos os departamentos envolvidos e o conselho da unidade ao qual o curso está vinculado, e aprovado pela Câmara de Graduação.

II. O currículo pleno é constituído por disciplinas desdobradas de matérias do currículo mínimo do curso, fixadas pela Câmara de Graduação, e por disciplinas complementares obrigatórias.

III. O plano de ensino de cada disciplina será elaborado pelo respectivo professor ou grupo de professores e, depois de submetido ao departamento, será aprovado pelo colegiado de curso.

#50609
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

No que se refere ao conteúdo do Estatuto da Universidade Federal de Santa Catarina, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) A administração superior efetivar-se-á por intermédio de dois conjuntos de órgãos: deliberativos centrais e executivos centrais.

( ) Os órgãos executivos centrais são compostos por reitoria, vice-reitoria e secretarias.

( ) O Conselho Universitário tem como competência reformar o Estatuto e, para tal, necessita de três quintos do total de seus membros.

( ) A finalidade da educação superior é estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

#50608
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, relativas ao Estatuto da Universidade Federal de Santa Catarina, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) Os cursos de pós-graduação stricto sensu serão vinculados às unidades com que tenham mais afinidades e terão por finalidade desenvolver e aprofundar a formação adquirida nos cursos de graduação, conduzindo aos graus de mestre e de doutor.

( ) Os cursos de especialização e de aperfeiçoamento, promovidos pela Universidade em nível de pós-graduação, terão por objetivo desenvolver e aprofundar setores limitados de conhecimento ou técnicas correspondentes a cursos de graduação e melhorar os conhecimentos já adquiridos, respectivamente.

( ) Os cursos de atualização terão por objetivo renovar os conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação na linha da educação permanente, podendo ser abertos a estudantes e graduados.

( ) Os cursos de extensão terão como objetivo difundir a cultura, conhecimentos e técnicas de trabalho à comunidade.

#50607
Concurso
UFSC
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo, referente à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

 

Após cada _____________ de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, _____ a respectiva remuneração por até _________, para participar de curso de capacitação profissional.

 

#49888
Concurso
IFPR
Cargo
Pedagogo
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação à Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa incorreta.

#49887
Concurso
IFPR
Cargo
Pedagogo
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considerando a Lei nº 9.394/1996, a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, entre outros, de

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. educação profissional técnica de nível fundamental.

III. educação profissional tecnológica de graduação.

IV. educação profissional tecnológica de pós- graduação.

É correto o que está contido em