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Matéria: Pedagogia x
#50634
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Pedagogia
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(1,0)

Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) O modelo social de deficiência propõe uma crítica à noção de tragédia pessoal e compromete a sociedade com a produção da experiência da deficiência.

( ) O modelo biomédico compreende a deficiência como uma relação entre o corpo com lesão e o contexto social e sugere uma mudança no ambiente para acolher a diversidade humana.

( ) O modelo social de deficiência compreende que a experiência da condição de deficiência e o enfrentamento de barreiras são inerentes ao ciclo de vida humana.

( ) O modelo biomédico valoriza a transversalidade da deficiência, de modo a relacioná-la com categorias de gênero, raça, idade, religião e classe social.

( ) O modelo biomédico traz contribuições para a ampliação dos programas de reabilitação e campanhas para a prevenção das deficiências.

#50633
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma __________ e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e à comunicação.

 

#50632
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

De acordo com a Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a pessoa com deficiência é aquela que apresenta:

#50631
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(1,0)

Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a educação especial é:

#50630
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(1,0)

Segundo a Lei n. 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é correto afirmar que:

#50629
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(1,0)

De acordo com a Lei n. 13.496/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), as barreiras referentes às atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas são:

#50628
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(1,0)

A primeira iniciativa brasileira quanto à organização de serviços para atendimento educacional das pessoas com deficiência ocorreu com a criação:

#50627
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(1,0)

Sobre a história da educação especial, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) Atualmente considera-se que o termo mais adequado para se referir aos estudantes com alguma deficiência é "portador de deficiência".

( ) A educação especial sempre se caracterizou e se organizou em uma perspectiva inclusiva.

( ) A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil mostra que o poder público assumiu integralmente o atendimento educacional dessas pessoas desde o período imperial.

( ) Por muito tempo a educação especial foi ofertada como atendimento educacional especializado, substitutivo ao ensino comum, em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.

 

#50626
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Técnico em Assuntos Educacionais
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(1,0)

Identifique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei n. 10.861/2004), ao promover a avaliação de instituições, de cursos de graduação e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

 

( ) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.

( ) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

( ) o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.

( ) a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior e da sociedade civil, por meio de suas representações.

 

#50625
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Técnico em Assuntos Educacionais
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(1,0)

Segundo Luckesi (2011, p. 19), "o ato pedagógico, composto de três elementos, inicia-se com o estabelecimento de metas, com o planejamento. Sob sua guia, segue a execução que, dialeticamente, soma-se à avaliação, para que se produza o resultado desejado." A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. Para que se possa trabalhar na busca e na construção de resultados satisfatórios da aprendizagem, necessita-se de clareza quanto às finalidades, quanto aos resultados que desejamos buscar e quanto a quem eles servem e/ou servirão, o que, em síntese, significa estabelecer um projeto filosófico-político para essa ação.

II. A ação pedagógica produtiva assenta-se sobre o conhecimento da realidade da aprendizagem do educando, conhecimento esse que subsidia decisões, seja para considerar que a aprendizagem já está satisfatória, seja para reorientá-la, se necessário, para a obtenção de um melhor desempenho do educando.

III. Um educador que avalia tem noção clara de que a aprendizagem depende exclusivamente do próprio educando, interessando ao avaliador apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aprendeu.

IV. A avaliação da aprendizagem pode subsidiar o educador, se necessário, em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e dos recursos pedagógicos utilizados.

V. No processo da avaliação da aprendizagem é válido só o que ocorre no presente, aqui e agora, em decorrência de um passado de aprendizagens. O passado é tomado como o tempo em que o estudante teve oportunidade de aprender; se não aprendeu, a responsabilidade é dele.

 

#50624
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Técnico em Assuntos Educacionais
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Com relação ao desenvolvimento do processo de planejamento estratégico em universidades, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) Como em outros modelos de administração utilizados pelas universidades em processos de mudanças gerenciais, o planejamento estratégico tem seus fundamentos na literatura sobre gestão empresarial.

( ) As características peculiares das instituições universitárias não geram a necessidade de introduzir adaptações na metodologia para que o planejamento estratégico seja utilizado com sucesso, pois ele não difere do realizado em empresas ou em instituições sem fins lucrativos.

( ) O planejamento estratégico trabalha com um horizonte de curto prazo que termina por se confundir com o horizonte do plano ou, muitas vezes, das propostas orçamentárias e das disponibilidades financeiras.

( ) Com base em um processo participativo de conhecimento e na análise dos pontos fortes e dos pontos fracos internos à organização e do estudo das oportunidades e restrições do ambiente externo, o planejamento estratégico estabelece estratégias, ou seja, os meios e ações integradas que visam a alcançar os objetivos e metas estabelecidas para o cumprimento da missão da organização.

 

#50623
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Segundo Saviani (2017), existe uma distinção entre os conceitos de inovação e transformação, considerando que, se toda transformação é inovação, nem toda inovação é transformação. O conceito de transformação remete à mudança da própria forma, isto é, da essência do fenômeno ao qual se refere. Portanto, uma teoria transformadora da educação é empenhada não apenas em mudar os meios, os procedimentos, os métodos de ensino, mas a própria finalidade da educação, articulando-a com a transformação social, isto é:

#50622
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(1,0)

Podemos afirmar, segundo Saviani (2010), que a descontinuidade é uma das características estruturais mais fortemente expressas nos processos de:

#50621
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Veiga (2011), ao apresentar o que pensam diferentes autores sobre a docência na educação superior, insere a perspectiva de Zabalza (2004), que apresenta três grandes dimensões na definição do papel docente, sinteticamente apresentadas a seguir:

 

• uma dimensão profissional, que envolve os componentes essenciais que definem uma profissão: suas exigências, construção da identidade profissional, principais dilemas, necessidade de formação inicial e permanente etc.;

• uma dimensão pessoal, que considera alguns aspectos importantes da docência: tipo de envolvimento e compromisso pessoal característico da profissão, ciclos de vida e situações pessoais que afetam os professores, problemas de ordem pessoal, fontes de satisfação e insatisfação no trabalho;

• uma dimensão administrativa, relacionada aos aspectos contratuais, como os sistemas de seleção e formação, os incentivos, as condições e regime de trabalho.

 

Essas dimensões não são excludentes, e alguns dos aspectos que são tratados no bojo de uma dimensão poderiam ser trabalhados no de outra. Dito em termos simples, as dimensões são intercomplementares. A esse respeito, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do perfil do docente da educação superior.

 

I. Conhecer os estudantes, a disciplina e o ensino de forma geral.

II. Possuir conhecimento didático, do contexto histórico-político e experiencial.

III. Possuir conhecimento que extrapola os limites da disciplina de seu campo científico para adquirir também habilidades complexas necessárias à condução do ensino.

IV. Apresentar didática especial que deve corresponder a cada ciência ou disciplina específica, objeto de um determinado ensino. Isso supõe que toda ciência ou disciplina teria implícitas estratégias didáticas, ao lado das científicas ou investigativas, para serem concretizadas em aula. Há uma identificação da didática com o conhecimento específico.

V. Reconhecer que o saber pedagógico nem sempre está em conexão com o saber epistemológico.

 

#50620
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Segundo Libaneo (2009), há uma estreita relação entre a qualidade de ensino na universidade e o trabalho docente realizado em sala de aula. A premissa é muito simples: o núcleo de uma instituição universitária é a qualidade e a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem, que, alimentados pela pesquisa, promovem melhores resultados de aprendizagem dos alunos. Em outras palavras, a universidade existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias; desenvolvam capacidades e habilidades; formem atitudes e valores e se realizem como profissionais-cidadãos. É para isso que são formulados, em termos pedagógicos: