Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#50879
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS -, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a

#50878
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:

#50877
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.

( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.

( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.

( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.

( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.

( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

#50876
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:

#50875
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O processo de ensino-aprendizagem é composto, por duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito. Considerando as diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Tradicional

2. Comportamentalista

3. Humanista

4. Cognitivista

Coluna II

( ) O pensamento é a base da aprendizagem. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a "aprender a aprender".

( ) O professor é visto como facilitador da aprendizagem, os conteúdos são externos, valorizando a relação das pessoas envolvidas.

( ) O aluno é um ser passivo, e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação.

( ) O ensino deve lançar mão de reforços e recompensas para alcançar seus objetivos por meio de treinamento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

 

#50874
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:

I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.

II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.

III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.

IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.

Está correto o que se afirma somente em

 

#50873
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Atente ao que se diz a respeito das tendências pedagógicas e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

( ) Os métodos de uma Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo.

( ) Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

( ) Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

 

 

#50872
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.

 

Coluna I

1. Avaliação para controle

2. Avaliação como processo para transformação

Coluna II

( ) É usada para identificar dificuldades e sucessos.

( ) É usada também para credenciamento e recredenciamento de instituições educacionais.

( ) Tem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um de seus exemplos.

( ) É usada para construir a qualidade e a democratização da escola.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

#50871
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:

#50870
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se

#50869
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

"O Projeto Político Pedagógico - PPP - é a sistematização de um processo de planejamento ___________ 1 , que desde a sua ___________2 deve constituir-se como um grande momento de ___________ 3 para o sucesso da ___________4 da escola".

 

#50868
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

 

"Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________1 , instruir, treinar,___________2 ; é, sobretudo, formar a _________ 3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________ 4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________ 5 e solidariedade".

 

A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:

 

#50867
Concurso
UECE
Cargo
Pedagogo
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Em relação ao sistema educacional brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.

#50646
Concurso
UFSC
Cargo
Pedagogo - Educação Especial
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O Ministério da Educação, por intermédio da Nota Técnica n. 055/2013/MEC/SECADI/DPEE, orienta a atuação dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (Centros de AEE), considerando que, na perspectiva da educação inclusiva, as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, especializadas em educação especial, podem ofertar o atendimento educacional especializado aos estudantes público-alvo dessa modalidade de ensino matriculados nas classes comuns de educação básica. Analise os itens abaixo, identifique os que apresentam atribuições dos Centros de AEE, de acordo com as orientações previstas na Nota Técnica nº 055/2013, e assinale a alternativa correta.

 

I. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), tendo como base a formação e a experiência do seu corpo docente, o espaço físico, os recursos, os equipamentos específicos e as condições de acessibilidade de que dispõem.

II. Oferta do AEE, de forma substitutiva, nas etapas e/ou modalidades de ensino definidas no Projeto Político-Pedagógico.

III. Atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial matriculados em classes comuns de ensino regular que não tenham o AEE nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou de outra escola de ensino regular da rede pública.

IV. Registro no Censo Escolar MEC/INEP, da matrícula no AEE complementar, dos estudantes atendidos nos Centros de AEE, conforme convênio firmado.

#50645
Concurso
UFSC
Cargo
Pedagogo - Educação Especial
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considerando a avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar, identifique os itens que representam ações em consonância com práticas inclusivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Avaliar constantemente as potencialidades e os interesses de todos que compõem a sala de aula, analisando o objetivo das atividades e dos conteúdos que são oferecidos considerando o desenvolvimento e as necessidades de cada estudante.

II. Avaliar o estudante com deficiência considerando o padrão de desenvolvimento da maioria dos estudantes da mesma sala de aula com a mesma idade. Assim, comparando-o com o padrão estabelecido de ritmo, aprendizagem e desenvolvimento, será possível pensar estratégias específicas.

III. Avaliar os estudantes com deficiência sem cobrar conteúdos específicos referentes ao ano que estão frequentando e indicar a aprovação automática, sem a necessidade de um processo avaliativo formal e sistematizado.

IV. Construir uma avaliação que considere o processo pedagógico envolvendo tanto os percursos dos estudantes como as estratégias oferecidas pelo professor e as relações estabelecidas no contexto escolar.