(1,0)
De acordo com as afirmações de Macedo (2005), a lógica da exclusão se apoia na lógica das
Ramos (2001) afirma que um sistema de competência profissional é integrado por três subsistemas:
I. normalização das competências;
II. memorização e autonomia;
III. formação por competências;
IV. avaliação e certificação de competências;
V. regularização e atualização de competências especiais;
VI. reorganização de competências sociais.
De acordo com Ramos (2001), está correto, APENAS, o que se afirma em
Macedo (2005) afirma que o antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo sua competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender. Para o autor, atualmente espera-se que o professor ensine segundo a lógica da inclusão, o que implica que ensinar e aprender, na perspectiva desse profissional, são considerados:
Analise o fragmento a seguir.
“O objetivo da educação pública é, portanto, promover a ____________________. A regra vale tanto para instituições de ensino como para indivíduos.”
Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.
É afirmado no artigo 13 do Plano Nacional de Educação que: O poder público deverá instituir, em lei específica, o _________________________________, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Em consonância ao afirmado no artigo 13 da Lei Federal nº 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:
I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II. elaborar e cumprir as regras de convivência preestabelecidas pela secretaria de Ensino.
III. zelar pelo bem-estar dos alunos;
IV. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI. elaborar atividades adaptadas para alunos com dificuldades de aprendizagem ficando a cargo do mesmo providenciar sua capacitação.
Está correto, APENAS, o que se afirma em
A atual LDB - Lei nº 9.394/96, foi alterada pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Com relação às alterações estabelecidas pela Lei nº 12.796/2013, está INCORRETO o que se afirma em:
O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. As modalidades de ensino foram criadas com a intenção de:
O parágrafo 6º do art. 26 da LDB nº 9.394/96 foi alterado pela Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Conforme essa alteração:
A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, dá nova redação ao art. 26-A da LDB nº 9.394/96 que trata da inclusão da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. Conforme a art. 26-A da LDB:
Segundo a Lei nº 9.394/96, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é incumbência:
Conforme o art. 35 da LDB - Lei nº 9.394/96, uma das finalidades da última etapa da educação básica é:
De acordo com a redação dada ao art. 31 da LDB nº 9.394/96, pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 a frequência mínima exigida para a educação préescolar é de:
O ato de planejar está presente no cotidiano das pessoas. Saber planejar bem é fundamental para obtenção de bons resultados. Planejar é estudar, organizar e coordenar ações para qualificação do trabalho que se pretende realizar para chegar a resultados positivos. O planejamento orienta as ações para atingir os objetivos, aumenta as possiblidades de acertos e, consequentemente, diminui as possibilidades de erros. Na educação o planejamento é uma ferramenta fundamental para todos os profissionais que atuam nesse campo. Do planejamento resulta o plano. No campo educacional há diferentes tipos de planos. Observe o esquema abaixo.
Este esquema refere-se a:
A nova era do conhecimento situa a educação no centro da sociedade, mas com uma ampla projeção, uma vez que a educação deve estender-se ao longo de toda a vida, como companheira do desenvolvimento incessante da pessoa. Na educação escolar, valores e saberes devem conjugar-se em total harmonia, dirigindo a formação integral de cada educando. Para atender a tal exigência, os PCNs abordam os conteúdos em três grandes categorias:
Recuperar senha