(1,0)
O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. Nesse sentido, é correto afirmar que
Segundo o Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (In: Tavares, 2010), essa educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica a permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e avaliação. Para a autora, um dos grandes desafios para a efetivação da educação com esses fundamentos teóricos metodológicos implica em a prática escolar ser orientada de modo a assegurar
De acordo com De La Taille (1992), Piaget entende que a criança pequena não desconhece o fato de haver ações intencionais e outras casuais (o sem querer). Todavia, tal conhecimento ainda não comparece no seu universo moral, não existe como critério para julgar as ações próprias e as dos outros. Nesse sentido, segundo o autor, é correto afirmar que a fase na qual a criança se encontra é
Hoffmann (2000) apresenta o seguinte relato de uma professora:
Não fico preocupada que o aluno descubra logo a resposta. Eu o faço pensar, na hora, mas se ele se mostra firme diante do que fez, eu digo que está bem, e depois crio outras situações com material concreto ou de outra forma para que ele venha a se dar conta. Esses casos, eu registro no meu caderno para depois ver o que aconteceu!
Esse relato mostra como a professora trabalha com o erro no processo de aprendizagem que, segundo a autora, ilustra que os erros dos estudantes
Segundo Bittencourt (2004), a escola pode ser concebida como um lugar privilegiado da produção das disciplinas escolares, ou como instituição que não tem autonomia suficiente para a criação, constituindo espaço de recepção e reprodução (política, ideológica, e acadêmica). Nesta concepção, o sucesso da escola dependeria de sua capacidade de adaptar convenientemente o conhecimento produzido fora dela. Segundo a autora, o papel do professor merece destaque na constituição das disciplinas, pois é ele quem transforma
Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que “ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos”, se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato pedagógico. Pois para o autor, a economia solidária é um ato pedagógico em si mesmo, na medida em que propõe nova prática social e um entendimento novo dessa prática. A pedagogia da economia solidária requer a criação de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente, assim como fazem
O planejamento no contexto escolar indica que, para além da sistematização de um documento que explicite a intencionalidade do professor, ao traçar metas e outros elementos estão envolvidos outros elementos, tais como:1. A dinâmica do cotidiano educativo.2. As estratégias específicas para que a supervisão avalie o trabalho docente.3. As formas de interação constituídas entre adultos e crianças.4. Fichas para a secretaria fazer observações semanais referentes ao trabalho do professor.5. Os espaços e tempos disponíveis para a realização do proposto.6. Os materiais necessários para sua realização.Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
Analise o texto abaixo.A história da educação infantil no Brasil mostra que as primeiras iniciativas voltadas à criança tiveram um caráter ................. , cujo trabalho era realizado por médicos e damas beneficentes e se voltavam contra o alto índice de mortalidade infantil, que era atribuída aos nascimentos ilegítimos da união entre escravas e senhores e a falta de educação física, moral e intelectual das mães.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Pesquisadores defendem o pressuposto de que a avaliação como um processo de reflexão sobre e para a ação contribui para que o professor se torne cada vez mais capaz de:
Dos autores listados abaixo qual deles defende o pressuposto de que o desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado?
Analise o texto abaixo.De acordo com Vigotski ............ provê os psicólogos e educadores de um instrumento por meio do qual é possível entender o curso interno do desenvolvimento.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Analise o texto abaixo.A partir das pesquisas realizadas no contexto atual, no âmbito educacional, pode-se dizer que, na Educação Infantil, ............... são funções complementares e indissociáveis.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Planejar ações no ensino para avaliar a aprendizagem das crianças implica escolhas, critérios, envolvimento e, sobretudo, participação. O portfólio, como um dos procedimentos que também compõe o processo avaliativo, constitui uma boa alternativa a ser seguida no planejamento escolar. Pesquisadores apontam algumas ideias básicas que devem fazer parte do trabalho pedagógico que utiliza o portfólio enquanto instrumento de avaliação.Quais são essas idéias básicas?1. A avaliação é um processo em desenvolvimento.2. Os estudantes são participantes ativos do processo de avaliação porque aprendem a identificar e revelar o que sabem e o que ainda não sabem.3. O portfólio é um instrumento que deve ser usado para classificar, medir e gerar estigmas nos estudantes.4. O portfólio deve ser organizado sempre pelo professor e somente no final de cada ano letivo.5. A reflexão feita pelo estudante sobre sua aprendizagem é parte importante desse processo.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estudos revelam que, no contexto atual, a escola pública tem como função social garantir um conjunto de práticas pedagógicas que possam contribuir para que os estudantes se apropriem dos conteúdos de maneira:
Analise o texto abaixo.Pesquisas indicam que a avaliação enquanto................... concebe o conhecimento como apropriação do saber pelo estudante e também pelo docente, como um processo de ação-reflexão-ação.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Recuperar senha