Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#132037
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. Nesse sentido, é correto afirmar que

#132036
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo o Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (In: Tavares, 2010), essa educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica a permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e avaliação. Para a autora, um dos grandes desafios para a efetivação da educação com esses fundamentos teóricos metodológicos implica em a prática escolar ser orientada de modo a assegurar

#132035
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com De La Taille (1992), Piaget entende que a criança pequena não desconhece o fato de haver ações intencionais e outras casuais (o sem querer). Todavia, tal conhecimento ainda não comparece no seu universo moral, não existe como critério para julgar as ações próprias e as dos outros. Nesse sentido, segundo o autor, é correto afirmar que a fase na qual a criança se encontra é

#132034
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Hoffmann (2000) apresenta o seguinte relato de uma professora:

Não fico preocupada que o aluno descubra logo a resposta. Eu o faço pensar, na hora, mas se ele se mostra firme diante do que fez, eu digo que está bem, e depois crio outras situações com material concreto ou de outra forma para que ele venha a se dar conta. Esses casos, eu registro no meu caderno para depois ver o que aconteceu!

Esse relato mostra como a professora trabalha com o erro no processo de aprendizagem que, segundo a autora, ilustra que os erros dos estudantes

#132033
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Bittencourt (2004), a escola pode ser concebida como um lugar privilegiado da produção das disciplinas escolares, ou como instituição que não tem autonomia suficiente para a criação, constituindo espaço de recepção e reprodução (política, ideológica, e acadêmica). Nesta concepção, o sucesso da escola dependeria de sua capacidade de adaptar convenientemente o conhecimento produzido fora dela. Segundo a autora, o papel do professor merece destaque na constituição das disciplinas, pois é ele quem transforma

#132032
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para Singer (2002), a afirmação de Paulo Freire de que “ninguém ensina nada a ninguém; aprendemos juntos”, se aplica inteiramente à economia solidária, enquanto ato pedagógico. Pois para o autor, a economia solidária é um ato pedagógico em si mesmo, na medida em que propõe nova prática social e um entendimento novo dessa prática. A pedagogia da economia solidária requer a criação de situações em que a reciprocidade surge espontaneamente, assim como fazem

#131856
Concurso
Prefeitura de Tijucas-SC
Cargo
Professor - Séries Iniciais
Banca
FEPESE-UFSC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O planejamento no contexto escolar indica que, para além da sistematização de um documento que explicite a intencionalidade do professor, ao traçar metas e outros elementos estão envolvidos outros elementos, tais como:

1. A dinâmica do cotidiano educativo.
2. As estratégias específicas para que a supervisão avalie o trabalho docente.
3. As formas de interação constituídas entre adultos e crianças.
4. Fichas para a secretaria fazer observações semanais referentes ao trabalho do professor.
5. Os espaços e tempos disponíveis para a realização do proposto.
6. Os materiais necessários para sua realização.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

    #131855
    Concurso
    Prefeitura de Tijucas-SC
    Cargo
    Professor - Séries Iniciais
    Banca
    FEPESE-UFSC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Analise o texto abaixo.

    A história da educação infantil no Brasil mostra que as primeiras iniciativas voltadas à criança tiveram um caráter ................. , cujo trabalho era realizado por médicos e damas beneficentes e se voltavam contra o alto índice de mortalidade infantil, que era atribuída aos nascimentos ilegítimos da união entre escravas e senhores e a falta de educação física, moral e intelectual das mães.

    Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

      #131854
      Concurso
      Prefeitura de Tijucas-SC
      Cargo
      Professor - Séries Iniciais
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Pesquisadores defendem o pressuposto de que a avaliação como um processo de reflexão sobre e para a ação contribui para que o professor se torne cada vez mais capaz de:

      #131853
      Concurso
      Prefeitura de Tijucas-SC
      Cargo
      Professor - Séries Iniciais
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Dos autores listados abaixo qual deles defende o pressuposto de que o desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado?

      #131852
      Concurso
      Prefeitura de Tijucas-SC
      Cargo
      Professor - Séries Iniciais
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Analise o texto abaixo.

      De acordo com Vigotski ............ provê os psicólogos e educadores de um instrumento por meio do qual é possível entender o curso interno do desenvolvimento.

      Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

      #131851
      Concurso
      Prefeitura de Tijucas-SC
      Cargo
      Professor - Séries Iniciais
      Banca
      FEPESE-UFSC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Analise o texto abaixo.

      A partir das pesquisas realizadas no contexto atual, no âmbito educacional, pode-se dizer que, na Educação Infantil, ............... são funções complementares e indissociáveis.

      Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

        #131850
        Concurso
        Prefeitura de Tijucas-SC
        Cargo
        Professor - Séries Iniciais
        Banca
        FEPESE-UFSC
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Planejar ações no ensino para avaliar a aprendizagem das crianças implica escolhas, critérios, envolvimento e, sobretudo, participação. O portfólio, como um dos procedimentos que também compõe o processo avaliativo, constitui uma boa alternativa a ser seguida no planejamento escolar. Pesquisadores apontam algumas ideias básicas que devem fazer parte do trabalho pedagógico que utiliza o portfólio enquanto instrumento de avaliação.

        Quais são essas idéias básicas?

        1. A avaliação é um processo em desenvolvimento.
        2. Os estudantes são participantes ativos do processo de avaliação porque aprendem a identificar e revelar o que sabem e o que ainda não sabem.
        3. O portfólio é um instrumento que deve ser usado para classificar, medir e gerar estigmas nos estudantes.
        4. O portfólio deve ser organizado sempre pelo professor e somente no final de cada ano letivo.
        5. A reflexão feita pelo estudante sobre sua aprendizagem é parte importante desse processo.

        Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

        #131849
        Concurso
        Prefeitura de Tijucas-SC
        Cargo
        Professor - Séries Iniciais
        Banca
        FEPESE-UFSC
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Estudos revelam que, no contexto atual, a escola pública tem como função social garantir um conjunto de práticas pedagógicas que possam contribuir para que os estudantes se apropriem dos conteúdos de maneira:

        #131848
        Concurso
        Prefeitura de Tijucas-SC
        Cargo
        Professor - Séries Iniciais
        Banca
        FEPESE-UFSC
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Analise o texto abaixo.

        Pesquisas indicam que a avaliação enquanto................... concebe o conhecimento como apropriação do saber pelo estudante e também pelo docente, como um processo de ação-reflexão-ação.

        Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.