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O espaço da creche deve ser limpo, seguro e confortável, envolvendo, para isso, uma boa ventilação e higiene, tanto do ambiente quanto dos objetos, utensílios e brinquedos. Sendo assim, o monitor de creche precisa ter noções
O acesso às creches vem sendo difundido não apenas como um direito da mãe trabalhadora, mas também como um direito da criança. Antigamente, a creche tinha como objetivo simplesmente “guardar” a criança. Hoje admite-se que os objetivos da creche consistem em “cuidar e educar”, contudo, o cuidado na creche é diferente do cuidado familiar porque é um cuidado
Na rotina da creche, cabe ao monitor a fiscalização da entrada e saída das crianças. Trata-se de uma ocupação de extrema importância por estar diretamente associada.
É verdade sabida que o sono é um fator indispensável para o desenvolvimento das crianças e sua necessidade varia de criança para criança, como também em relação à idade delas. Sendo um elemento da rotina das instituições de educação infantil, é correto afirmar que a organização do momento da “soneca” na creche deve
O monitor de creche Flávio trabalha com uma turma de crianças de um ano de idade. Ele tem conhecimento de que a crianças, durante o primeiro ano de vida, processam informações, constroem conhecimentos e se expressam por meio das ações que realizam. Sendo assim, ele propõe, acertadamente, atividades em que elas possam se expressar e aprender por meio dos movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a atividade que Flávio pode propor às crianças de sua turma, por ser adequada à faixa etária delas.
Ao ler o edital do Concurso Público nº 01/2018 (Município de Serrana) para Monitor de Creche, Orlando constatou que esse profissional necessita “executar atividades previstas no planejamento escolar”. Conversando com um especialista no assunto, este lhe explicou, corretamente, que é importante que o educador execute as atividades planejadas porque estas foram pensadas visando à obtenção de avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Nessa ótica, o monitor de creche, ao seguir o que consta no planejamento da escola, estará cumprindo uma atividade
O edital do Concurso Público nº 01/2018 (Município de Serrana) expõe uma lista de conhecimentos específicos necessários ao exercício do cargo de Monitor de Creche, sendo um deles a fiscalização da manutenção dos aspectos físicos do prédio. Isto se justifica, pois, para que a aprendizagem aconteça, é necessário que o ambiente seja propício. Como é verdade sabida, o patrimônio compõe a identidade da escola, devendo estar sempre em ordem e salvaguardado, porque, caso contrário, poderá colocar em risco a __________________ das pessoas e o projeto pedagógico da instituição.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Conforme o parágrafo único do artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/90, “É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como
Rosana, monitora de creche em Serrana, sabe que é seu dever cuidar das crianças, proporcionando-lhes um convívio harmonioso, convívio esse que depende de ordem e organização, isto é, de disciplina. Sabendo que disciplina implica em obediência a regras e normas estabelecidas, assinale, dentre as atividades a seguir, aquela que, pelas suas características intrínsecas, se apresenta como a mais adequada para contribuir com a construção da disciplina com crianças de três anos:
Hoje em dia, há uma preocupação real com os primeiros anos de vida das crianças por sua susceptibilidade a diferentes fatores que podem interferir no desenvolvimento, tanto em nível biológico como social. Observa-se que a preocupação com as crianças em risco social ou socialmente vulneráveis tem crescido e, sob esse aspecto, a creche tem se mostrado importante dispositivo para
Paula, monitora de creche, tem observado que uma criança de sua turma vem faltando sistematicamente, sem justificativas da família. Ciente de que a educação infantil é um direito da criança e de que o excesso de faltas pode prejudicar o avanço de seu desenvolvimento, Paula informou a diretora da unidade sobre a situação. Diante dessa informação, a primeira atitude correta a ser tomada pela diretora deverá ser a de
Na obra Organização e gestão escolar: teoria e prática, Libâneo (2004) examina a proposta curricular e explicita que os objetivos de formação cultural e de desenvolvimento curricular precisam considerar hoje a nova configuração econômica e política e as novas realidades sociais e culturais do mundo contemporâneo. Isso significa propiciar aos alunos conhecimentos e experiências diversificadas, integrando no currículo a variedade de culturas que perpassa a escola. Portanto, trata-se de formular coletivamente formas pedagógico-didáticas de assegurar essa articulação e, assim, compreender a escola como lugar de
Oliveira e Pacheco (In: Esteban 2005), no artigo Avaliação e currículo no cotidiano escolar, consideram a importância da avaliação em toda discussão curricular e descrevem uma atividade de ensino-aprendizagem realizada por alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade do Rio de Janeiro. A atividade consistiu na pesquisa de contribuições culturais dos povos da Antiguidade Clássica à cultura ocidental e presentes na cidade do Rio de Janeiro, com a construção de folders que expressassem essa pesquisa. A avaliação dessa atividade foi desenvolvida por meio de relatórios de autoavaliação. No decorrer do trabalho, os alunos puderam incorporar novos saberes às redes de conhecimentos que já possuíam, incluindo conteúdos para além do “mínimo” proposto no programa oficial. De acordo com os autores, esses conhecimentos tecidos em rede, não disciplinarmente, mas por meio de processos singulares, múltiplos e imprevisíveis, podem ser compreendidos como
No texto “Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas” (In: Moran; Masetto; Behrens, 2000), Moran comenta que, assim como acontece com outras organizaçõe$s, o campo da educação está muito pressionado por mudanças. Acrescenta que a percepção da educação como caminho fundamental para transformar a sociedade abre um mercado gigantesco que está atraindo grandes grupos econômicos dispostos a ganhar dinheiro, investindo nesse novo nicho. Em conformidade com essa realidade, no campo educacional, uma das áreas prioritárias de investimento, segundo Moran, é a implantação de tecnologias telemáticas de alta velocidade, para
No texto “Tecnologias e gestão do conhecimento na escola” (In: Vieira; Almeida; Alonso, 2003), Almeida comenta que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) começaram, na educação, como apoio, informatizando as atividades administrativas e, apenas mais tarde, elas passaram a ser adotadas no ensino e na aprendizagem.De acordo com essa autora, o uso inicial da tecnologia no campo da administração/gestão visava
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