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Matéria: Pedagogia x
#137071
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Sobre brincar é correto afirmar que:

#137070
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
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IBADE
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Pedagogia
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(1,0)

As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem:

I. organizar as atividades de forma que possam interagir com as diversas áreas do conhecimento, através das quais os professores possam transmitir, de forma homogênea, os conteúdos a seus alunos.

II. ressaltar a importância de se trabalhar atividades relacionadas à diversidade contra a discriminação de gênero, religião, etnia, necessidades especiais, composição familiar e diversos estilos de vida, bem como, o respeito e valores dos costumes, cultura local e regional.

III. visar a inclusão das crianças com necessidades especiais, sendo que a Educação Infantil deve elaborar estratégias, orientações e materiais que atendam a necessidades específicas da criança, evidenciando a formação continuada da equipe para atender esses alunos, bem como, a adaptação do espaço e equipamentos

Está correto o que se afirma apenas em:

    #137069
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
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    Professor de Educação Infantil
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    IBADE
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    (1,0)

    Conforme Vygostky:

    I. a escrita tem início com os gestos, é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança.

    II. a segunda esfera de atividades que une os gestos e a linguagem escrita é a dos jogos das crianças.

    III. o brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema pouco complexo de 'fala' através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar.

    IV. a brincadeira de faz-de-conta é considerada como um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da linguagem escrita - que é um sistema de simbolismo da segunda ordem.

    V. as brincadeiras são consideradas atividades importantes na educação da criança, uma vez que permitem o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral.

    Estão corretos apenas:

    #137068
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
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    (1,0)

    Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:

    #137067
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
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    Professor de Educação Infantil
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    (1,0)

    Muitas das pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, que ocorrem nas diferentes situações de convívio social das quais as crianças participam no âmbito familiar e cotidiano.

    Outras aprendizagens, no entanto, dependem de situações educativas criadas especialmente para que ocorram. O planejamento dessas situações envolve a seleção de conteúdos específicos a essas aprendizagens.

    Nessa perspectiva, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os conteúdos abrangem:

    I. procedimentais que se referem ao saber fazer, relaciona-se a um percurso de tomada de decisões.

    II. atitudinais tratam dos valores, das normas e das atitudes.

    III. conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios, objetivando apenas a construção passiva do conhecimento.

    Está correto apenas o que se afirma em:

    #137066
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
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    Professor de Educação Infantil
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    (1,0)

    Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que:

    I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem.

    II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas.

    III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar.

    IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças.

    V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível.

    Está correto apenas o que se afirma em:

    #137065
    Concurso
    Prefeitura de Rio Branco-AC
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    Professor de Educação Infantil
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    IBADE
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    (1,0)

    Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades. As capacidades associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas são as de:

    #136727
    Concurso
    Prefeitura de Rio Claro-SP
    Cargo
    Diretor de Escola
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    VUNESP
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    (1,0)

    Juliana sempre se interessou pela Educação Especial, preparou-se para atuar nessa área e já pode trabalhar em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado, isso porque, conforme o artigo 12 da Resolução CNE/CEB 4/2009, ela reúne as condições exigidas para tanto, ou seja,

      #136726
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Diretor de Escola
      Banca
      VUNESP
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      (1,0)

      Miguel, diretor de uma escola no município de Rio Claro, leu em uma reportagem sobre o rendimento escolar de alunos surdos que poucos deles, no Estado de São Paulo, concluem o Ensino Fundamental e Médio. A reportagem explicava que, segundo a Lei nº 10.098 de 2000, os surdos, assim como as demais pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, devem frequentar as escolas de acordo com as normas gerais e os critérios básicos para promoção de sua acessibilidade e permanência. O diretor consultou, então, a Resolução CNE/CEB 4/2009, que fixa as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, em que verificou que são considerados recursos de acessibilidade na educação aqueles que

      #136725
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
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      Diretor de Escola
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      VUNESP
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      (1,0)

      A Secretaria da Educação do Município de Rio Claro reuniu seus diretores de escola para estudo da Resolução CNE/CEB 7/2010 e o respectivo Parecer. Depois de um debate acalorado, com base no artigo 21 da referida resolução e no texto do Parecer, um dos diretores explicitou corretamente que, no projeto político-pedagógico de Ensino Fundamental e no regimento escolar, o aluno

      #136724
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
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      Diretor de Escola
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      (1,0)

      Zilda, diretora de uma escola do município de Rio Claro, viu-se frente a um grande desafio: sensibilizar sua comunidade para que participasse, de forma comprometida, com a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Ciente de que essa é uma das atribuições de seu cargo, iniciou o processo realizando uma pesquisa com o segmento de pais, a fim de conhecê-los melhor. Essa iniciativa se justifica porque, como coloca Villela (em Alves; Sass, 2004), o conhecimento da comunidade escolar é fundamental à medida que só se constrói um Projeto Político Pedagógico se

      #136723
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
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      Diretor de Escola
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      (1,0)

      A Resolução CNE/CEB 4/2010, artigo 54, parágrafo 2o, dispõe que é obrigatória a gestão democrática no ensino público, a qual pressupõe, além de outros aspectos, o cumprimento do princípio da participação. Noêmia, diretora de escola no município de Rio Claro, identificou corretamente, dentre suas atribuições específicas, estabelecidas pelo sistema municipal, que aquelas que melhor correspondem ao disposto na referida Resolução são as de dirigir a escola de modo a garantir a consecução de seus objetivos e a integração do pessoal docente e administrativo; e de

      #136722
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
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      Diretor de Escola
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      VUNESP
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      (1,0)

      Vilma, diretora de escola no município de Albatroz, encaminhou as reuniões de planejamento do ano letivo de 2016, encorajando os profissionais e a comunidade escolar a construírem juntos a autonomia da escola. O grupo entusiasmou-se e, após examinar a Resolução CNE/CEB 4/2010, que oferece diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica, selecionou seu artigo 43. Depois de acalorados debates, concluíram, de acordo com o parágrafo 1º do referido artigo, que essa construção coletiva da autonomia da instituição educacional baseia-se na busca da sua identidade, a qual se expressa, de forma mais abrangente e completa,

      #136721
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Diretor de Escola
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      VUNESP
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      (1,0)

      No artigo de Bordignon & Gracindo, (em Ferreira & Aguiar, 2ª edição), cujo tema é a gestão da educação no município e na escola, os autores apoiam-se em Paro (1997) para tratar das diferentes dimensões da gestão da educação, apontando que todas devem ter um caráter transformador. Uma delas desempenha um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal da Educação e no Projeto Político-Pedagógico da escola, pois traz para si a incumbência de transformar em realidade o desenvolvimento do cidadão que se quer formar. Trata-se da dimensão

      #136720
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Diretor de Escola
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      VUNESP
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      (1,0)

      Pedro, diretor de escola, pretende subsidiar os professores quanto ao desempenho deles na instituição escolar, com vistas à melhoria do ensino. Para isso, recorreu, dentre outros artigos, ao de Sacristán (em Nóvoa, 2004), que examina a prática pedagógica na profissão docente. Verificou corretamente, de acordo com o autor, que existe no discurso pedagógico dominante uma hiper-responsabilização