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Ao discutir princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico, Ilma Passos A. Veiga, em seu livro Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível, aborda o princípio da liberdade. Para a autora, tal princípio está sempre associado à ideia de
A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Básica. Considerando que a BNCC respeita os princípios de autonomia pedagógica e gestão democrática determinados pela legislação educacional, é correto dizer que as propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino devem
Leia o excerto a seguir:“Nas profissões do humano há uma ligação forte entre as dimensões pessoais e as dimensões profissionais. No caso da docência, entre aquilo que somos e a maneira como ensinamos. Aprender a ser professor exige um trabalho metódico, sistemático, de aprofundamento de três dimensões centrais.”(A. Nóvoa. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, no 16, 2017)As três dimensões a que se refere o autor são:
Leia o excerto a seguir:“Para não ser autoritária e conservadora, a avaliação terá de ser ________________, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos. [...] A avaliação educacional escolar como instrumento de ____________ [...] não serve em nada para a transformação; contudo, é extremamente eficiente para a conservação da sociedade, pela domesticação dos educandos.” (C. Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar)Considerando a perspectiva do autor, assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas, na sequência correta
Assinale a alternativa que contém uma prática coerente com uma ação avaliativa mediadora, conforme a perspectiva de Jussara Hoffmann em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade.
As autoras do texto Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização, Rosimeire A. M. P. Ferreira e Telma F. Leal, defendem que um dos modos de garantir a proposta interdisciplinar é
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define como público-alvo da educação especial os alunos
Conforme Nilma Lino Gomes, autora de Diversidade e currículo (In: BRASIL. Indagações sobre o currículo. Caderno 4), falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos
Leia o excerto a seguir:“A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino _________________ e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.” (BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/04)Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna, conforme o texto original.
De acordo com Maria Carmem Barbosa, autora do texto Especificidades da ação pedagógica com os bebês, as propostas pedagógicas dirigidas a bebês devem ter como propósito garantir
Pode-se dizer que a perspectiva vygotskyana dedica-se, entre outros temas, a compreender o desenvolvimento da linguagem como instrumento de pensamento e de comunicação. Em outros termos, tais usos podem ser descritos como intercâmbio social e discurso interior. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
De acordo com Solange Jobim e Souza, em Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin, uma premissa coerente com o pensamento de Vygotsky acerca da relação entre desenvolvimento, pensamento e palavra é:
Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que
Tizuko M. Kishimoto, em seu texto Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, tematiza a relação entre o brincar livre e o brincar dirigido.Assinale a alternativa que contém uma asserção correta, de acordo com a autora
Os jogos de regras atualmente comercializados, assim como os demais brinquedos, costumam indicar uma classificação etária. Se seguirmos as teorizações piagetianas, também é possível depreender uma classificação dos jogos conforme o desenvolvimento do juízo moral. Segundo Yves de La Taille (em Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão), as pesquisas de Piaget sobre os jogos de regras indicam que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas, na seguinte sequência:
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