(1,0)
O ciclo PDCA tem sido frequentemente acompanhado, como reforço, de mais duas ferramentas da qualidade que têm por objetivo a verificação de problemas bem como suas resoluções. Uma dessas ferramentas coloca as prováveis causas e as prováveis consequências em um esquema gráfico, e a outra estabelece um roteiro de perguntas que envolvem: onde? como? quem? o quê? por quê? quando? quanto? etc. Essas ferramentas da Gestão pela Qualidade Total são, respectivamente:
O ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart-Deming, sintetiza o processo de aprimoramento contínuo nas etapas de Planejar (do inglês Plan), Executar (do inglês Do) Verificar (do inglês Check) e Agir (do inglês Act). De acordo com esses conceitos, “Verificar” significa
Após girar o ciclo PDCA em sua empresa, um gestor chegou a uma fase em que, por meio de indicadores de desempenho, era verificado se os resultados haviam sido alcançados.
Depois de realizada a verificação, de acordo com a ordem do ciclo, a próxima fase é a de:
O ciclo PDCA, uma das principais ferramentas utilizadas na gestão da qualidade, baseia-se na realização de 4 etapas e tem como objetivo primordial:
Com relação ao ciclo PDCA de Shewhart-Deming pode-se afirmar:
Recuperar senha