(1,0)
A respeito da polpa dental, julgue os próximos itens. Em razão do acúmulo de cargas fisiológicas aplicadas sobre o dente, é correto afirmar que quanto mais jovem o indivíduo, maior o aumento do cone cementário justaposto ao dentinário.
A respeito da polpa dental, julgue os próximos itens.A polpa dentária, tecido conjuntivo frouxo envolvido em toda a sua extensão pela dentina, é desenvolvida durante a fase embrionária a partir da proliferação das células da papila dentária de origem ectomesenquimal.
Com relação às doenças periodontais, que são enfermidades crônicas que afetam os tecidos de suporte do dente, julgue os itens subsecutivos.
Na doença periodontal, a agressão tecidual induz a liberação das proteínas VEGF (fator de crescimento endotelial vascular) e HIF-1(fator induzido por hipóxia – I alfa).
A ocorrência de sangramento gengival como um sinal de inflamação tecidual é maior em fumantes devido à ação vasodilatadora da nicotina na microcirculação do tecido gengival.
A respeito dos cimentos de ionômero de vidro (CIVs), que se destacam como materiais cimentantes, forradores e restauradores na clínica odontológica, e de outros materiais odontológicos, julgue os itens que se seguem.
Os cimentos formados pela mistura de partículas vítreas com solução aquosa de ácidos poliméricos orgânicos devem ser manipulados em placa de vidro, cuja esterilização química pode ser feita com ácido peracético.
Cárie dental é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana. No que se refere à cárie dental humana, julgue os itens a seguir.
O glucano, responsável pela capacidade de colonização sobre a superfície dentária, é sintetizado e armazenado extracelularmente por bactérias cariogênicas na presença de sacarose.
Cárie dental é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana. No que se refere à cárie dental humana, julgue os itens a seguir. O estreptococo cariogênico é um micro-organismo aeróbio facultativo capaz de produzir ácido láctico apenas na fermentação de carboidratos insolúveis, provocando elevação do pH bucal
Cárie dental é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana. No que se refere à cárie dental humana, julgue os itens a seguir. A lesão de cárie de dentina é determinada por fatores enzimáticos das metaloproteinases, que são responsáveis por degradar várias matrizes de proteínas, incluindo diferentes formas de colágeno.
No que diz respeito a traumatismos dentoalveolares, julgue o próximo item.
O traumatismo na lâmina cortical geralmente ocorre devido ao excesso de força exercida na utilização do fórceps em procedimento alveolar.
No que concerne à exodontia, julgue o item a seguir.
O exame radiográfico minucioso é uma forma secundária de se evitar complicações na exodontia.
Julgue o item a seguir, com relação à anestesia em odontologia.
A articaína, anestésico do tipo amida combinado a um éster, o que lhe confere características peculiares, como melhor difusão em tecidos moles e baixa toxicidade sistêmica, é mais potente que a lidocaína, apesar de ambas apresentarem potência vasodilatadora similar.
Nas preparações farmacêuticas, a acidez dos sais de cloreto nos tubetes odontológicos aumenta a estabilidade das soluções anestésicas visto que as drogas anestésicas odontológicas são bases fracas.
Considerando o objetivo da terapêutica odontológica, que consiste em sempre escolher o antimicrobiano que reúna maior eficácia, menores efeitos colaterais, menor indução de resistência e menor custo, julgue o item abaixo.
O uso sistêmico de antibióticos é de grande importância no tratamento das doenças periodontais crônicas porque pode suprimir alguns patógenos presentes no nível subgengival; no tratamento de raspagem e alisamento radicular, por exemplo, combinado ou não com cirurgia, os pacientes alérgicos à penicilina devem ser tratados com a administração de doxiciclina por catorze dias.
As tetraciclinas, capazes de interagir com os tecidos dentários, atingem níveis no fluido gengival maiores que os níveis sanguíneos, além de apresentarem amplo espectro de ação, inclusive contra bactérias gram-positivas, gramnegativas aeróbias e anaeróbias, e espiroquetas; entretanto, durante a gestação, atravessam a barreira transplacentária, depositando-se no esqueleto do feto.
Julgue o seguinte item, relativo à terapia com implantes osseointegrados, que visa à substituição de dentes que não puderam ser mantidos na cavidade oral.
Recomenda-se que a correção de anormalidades ósseas e dos tecidos moles associados, caso necessário, sejam realizadas simultaneamente à colocação do implante osseointegrado.
Recuperar senha