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Matéria: Noções de Fonética x
#44752
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Noções de Fonética
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Qualquer comunicação realizada com sucesso pressupõe alguns requisitos básicos para os interlocutores: um funcionamento físico adequado do cérebro, dos pulmões, da laringe, do ouvido, dentre outros órgãos, responsáveis pela produção e audição (percepção) dos sons da fala. Além desses, deve haver o reconhecimento da pronúncia de cada um dos interlocutores, pois, mesmo que tivessem os órgãos da fala e da audição em perfeito estado, essa comunicação poderia não ter sucesso se um deles não compreendesse a língua falada pelo outro. Sobre fonética e fonologia, assinale a alternativa CORRETA.
I - Podemos estudar a fala a partir da sua fisiologia, ou seja, a partir dos órgãos que a produzem, tais como a língua, responsável pela articulação da maior parte dos sons da fala; e a laringe, responsável principalmente pela produção de “voz” que leva à distinção entre sons vozeados (sonoros) e não vozeados (surdos).
II - A fala tem como principal objetivo o aporte de significado, mas, para isso, deve se constituir em uma atividade sistematicamente organizada.
III - A fala pode ser descrita sob diferentes aspectos, uns mais próximos do que se convenciona chamar de Fonética, outros mais próximos do que se convenciona chamar de Fonética.
IV - Tanto a fonética quanto a fonologia investigam como os seres humanos produzem e ouvem os sons da fala.
V - A Fonética pode ser vista como a organização da fala focalizando línguas específicas. 

#44751
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Sobrefonologia e fonética, observe as afirmativas a seguir: 

I - A fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas.

II - A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias associadas. É a parte da Gramática que estuda de forma geral os fonemas, ou seja, os sons que as letras emitem.

III - À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases.

Assinale a alternativa CORRETA

#44750
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Em “quero meu avesso.” (L. 9), o substantivo destacado, quando escrito no plural, mantém o som fechado da vogal tônica.
O timbre da vogal tônica do substantivo, quando escrito no plural, altera de fechado para aberto em

#44749
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Sobre a palavra "joelhos", analise as afirmações a seguir.

I. Possui um hiato. 
II. Possui mais letras que fonemas. 
III. É oxítona.

Está correto o que se afirma em:

#44748
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Disney                                                                                                                                    

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(Revista saúde, nº 365, jun. 2013, p. 87, adaptado)


Observa-se, na propaganda, dirigida aos pais, três palavras “princesinha, comidinha, cozinha” que se caracterizam por:

I. Serem paroxítonas.

II. Estarem no diminutivo.

III. Terem sílabas tônicas distintas.

IV. Serem empregadas como substantivos.

V. Terem a mesma sequência fônica ao final.

Está correto o que se afirma apenas em:

#44747
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Banzo

Raimundo Correia

Visões que n?alma o céu do exílio incuba,

Mortais visões! Fuzila o azul infando...

Coleia, basilisco de ouro, ondeando

O Níger... Bramem leões de fulva juba...

 

Uivam chacais... Ressoa a fera tuba

Dos cafres, pelas grotas retumbando,

E a estralada das árvores, que um bando

De paquidermes colossais derruba...

 

Como o guaraz nas rubras penas dorme,

Dorme em ninhos de sangue o sol oculto...

Fuma o saibro africano incandescente...

 

Vai co?a sombra crescendo o vulto enorme

Do baobá... E cresce n?alma o vulto

De uma tristeza, imensa, imensamente...

 

(In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Panorama da poesia brasileira. Rio, Civilização Brasileira, 1959, v. III, p. 90-1.) 

 

No poema, os dois vocábulos cujos encontros vocálicos constituem exemplos do fenômeno fonético conhecido como sinérese são:

#44746
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Leia o texto escrito por uma criança para o mural da escola:

 Vendu uma muchila rocha por 10 real. 

Marcos 2.º A da manhã

O diagnóstico das necessidades de aprendizagem desse aluno indica que ele:

I. transcreve a fala (vendu, muchila); 
II. não usa a concordância nominal da variante culta (10 real); 
III. não sabe que o mesmo fonema pode ser grafado com diferentes letras (rocha); 
IV. não sabe que o gênero anúncio deve conter título e identificação do anunciante.

Estão corretas

#44745
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Assinale a opção em que o x de todos os vocábulos não tem o som de /ks/. 

#44744
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Considere a seguinte frase escrita por um aluno do ensino fundamental: Não deixi matar os passarinhos. A forma “deixi”, em lugar de “deixe”, ilustra um caso de inadequação

#44743
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Assinale, dentre as palavras sublinhadas no texto a seguir, aquela cuja grafia reproduz a pronúncia CORRETA:

A festa de beneficiência para os menores abandonados, realizada na noite de ontem, foi muito divulgada pelos meios de comunicação. Parece-me, entretanto, uma contradição ajudar as crianças e os mendingos com tanta sofisticação. No evento, até os garçons usavam terno e passeavam entre as pessoas com bandejas de carangueijo gratinado, suculentos salgadinhos com mortadela, iscas de faisão – e tudo isso era devorado prazeirosamente por tanta gente esnobe.