(1,0)
Qual dos padrões respiratórios abaixo é característico do paciente com dispneia e acidose metabólica grave (ex.: cetoacidose diabética)?
Um paciente foi internado com sintomas e sinais de meningismo. Qual dos achados do exame do líquido cefalorraquidiano sugerem o diagnóstico de meningite viral?
Um paciente de 35 anos foi internado com quadro de febre, astenia e perda de peso há cerca de 2 meses. No exame físico, verificou-se hepatoesplenomegalia, temperatura 38,9 OC, Pulso:80ppm. Relata viagem à região de Baturité-CE, onde teve contato com cães ”doentes”. Qual exame se constitui no principal método para a confirmação do diagnóstico etiológico da doença?
Uma mulher de 26 anos, fumante, foi admitida para investigação de um derrame pleural unilateral. A análise do líquido, após toracocentese, revelou altos valores de proteína e desidrogenase láctica (DHL), um predomínio de linfócitos e uma dosagem de adenosina deaminase (ADA) de 55 UI. A pesquisa de células neoplásicasfoi negativa. A prova de PPD foi não reatora. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Um paciente de 45 anos, hipertenso leve, pesando 70kg, é atendido no pronto socorro com febre (39º C) e dores no corpo há 5 dias. Ao exame físico: PA:95X65mmHg. P:105 ppm, Prova do laço positiva. O hemograma mostra Hb:15g/dl, Ht:46%, Plaquetas:45.000/mm3, Leucócitos:1400/mm3 (1% bastões, 46% segmentados, 50% de linfócitos, 2% eosinófilos). Qual a conduta terapêutica imediata recomendada?
Dentre os fármacos utilizados para analgesia, qual deles se associa à liberação de histamina por ativação direta dos mastócitos?
Um paciente de 20 anos, vigilante noturno, queixa-se de congestão e prurido nasal e ocular, tosse e espirros em salvas frequentes. Os sintomas persistem há cerca de 45 dias e têm comprometido as atividades cotidianas do paciente. Assinale a alternativa que apresenta uma droga de escolha para o tratamento desta condição.
Assinale a alternativa que apresenta três alterações laboratoriais comuns na insuficiência adrenocortical.
Qual o mecanismo fisiopatológico envolvido no diabetes melito tipo II?
Uma mulher de 45 anos consulta o médico com queixas de irritabilidade, insônia e fadiga. Ao exame, verifica-se pulso: 115 ppm, tremores de extremidades, pele quente e úmida e exoftalmia. Quais os achados laboratoriais esperados?
Um paciente portador de cirrose foi avaliado no pronto socorro com quadro de confusão mental, asterixes e piora da ascite. A análise citológica do líquido ascítico revelou 300 polimorfonucleares/mm 3. Qual a conduta terapêutica recomendável?
Um paciente do sexo masculino, de 28 anos, apresentou quadro de hepatite pelo vírus B. Seus testes sorológicos mostram: HBsAg -, anti-HBc IgG +, anti-HBe +, anti-HBs +. Qual a interpretação correta ante o perfil sorológico desse paciente?
Um paciente de 55 anos se queixa de dificuldades para evacuar nos últimos 3 meses, defecando apenas 2x/semana, sempre com fezes endurecidas e desconforto abdominal entre as evacuações. Nega episódios de diarreia ou dores abdominais tipo cólicas. Qual das situações abaixo seria uma possível causa deste quadro?
Um paciente de 25 anos, queixa-se de diarreia há 2 dias com febre alta, cerca de 8 evacuações diárias e cólicas. O exame de amostra de fezes evidenciou presença de leucócitos. Foi colhida coprocultura. Enquanto se aguarda o resultado, qual o tratamento recomendável?
Um paciente de 33 anos procura atendimento médico com queixas de pirose e de regurgitação que se agravam após a alimentação. Nega outros sintomas ou co-morbidades. Qual a conduta recomendável dentre as alternativas abaixo?
Recuperar senha