(1,0)
Podemos associar a “Psicose” como efeito adverso de qual medicamento antituberculoso?
A instituição de quimioprofilaxia para tuberculose em pacientes portadores de HIV+ dar-se-á na seguinte condição:
No tratamento da tuberculose pulmonar em portadores de Insuficiência Renal Crônica, em tratamento de hemodiálise, com clearence de creatinina < 30 ml/min, a seguinte droga deverá ter a sua frequência de uso alterada:
No controle da asma brônquica classificada como “Persistente Leve”, o tratamento de manutenção de escolha deverá ser feito com:
Segundo as Diretrizes Brasileiras sobre Pneumonias Adquiridas na Comunidade, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a antibioticoterapia de escolha em pacientes admitidos em terapia intensiva e risco de infecção por . deve ser feita com:
Mulher de 66 anos procura atendimento em pronto-socorrocom história de sete dias de espirros, coriza e mal-estar, queevoluiu há dois dias com tosse produtiva, expectoração ama-relada, febre e dor torácica. Ao exame físico, encontrava-selúcida, com frequência respiratória de 32 incursões por minu-to, pressão arterial de 110 x 70 mmHg e com estertores finosem base de tórax à direita. Os exames complementaresmostravam leucocitose de 15000, ureia de 65 mg/dL e RX detórax com infiltrado alveolar em base de pulmão direito.
De acordo com o escore de gravidade de pneumonia, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a forma adequada para iniciar o tratamento dessa paciente é:
Mulher de 70 anos, diabética há 20 anos, comparece a con-sulta no programa de saúde da família para acompanhamen-to regular. Informa que mantém uso regular da insulina NPH40 UI e controle alimentar, porém, por três vezes na últimasemana, teve de procurar o pronto- socorro por apresentarpalidez cutânea, sudorese, palpitação, tontura e fraqueza,sendo necessária a administração de glicose.
O distúrbio metabólico e o exame que confirmam a causa das alterações apresentadas pela paciente são, respectivamente,
Constitui condição clínica para indicação de transfusão de hemocomponentes:
O envelhecimento populacional é um fenômeno observado no Brasil nas últimas décadas, resultado da queda das taxas de mortalidade e de natalidade, gerando grande desafio para os serviços de saúde, que é o de assistir essa parcela crescente e peculiar da população. Em relação às modificações anatômicas e funcionais do idoso, observa-se o seguinte:
A infecção pelo HIV é considerada um grave problema de saúde pública com consequências para a sociedade, e, ao contrário do que acontecia na época do seu surgimento, quando existiam grupos de risco bem definidos, hoje toda a população está suscetível, sendo a prevenção o principal método de combate da propagação do vírus. De acordo com os conhecimentos atuais em relação à prevenção, à transmissão e ao tratamento da infecção pelo HIV,
A taxa de mortalidade infantil e seus subgrupos é um importante indicador básico de saúde. Quanto ao seu cálculo,
O Sistema de Informação sobre Mortalidade é um importante elemento alimentador de dados para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, e tem como seu instrumento de coleta de dados:
De acordo com o sexto Código de Ética Médica brasileiro, é vedado ao médico:
O achado mais específico no diagnóstico da otite média aguda é:
Uma paciente de 32 anos com ressonância de crânio normal,em uso regular de propranolol, está internada com crise gra-ve de migrania, refratária ao uso de dipirona, tramadol, dexa-metasona, tenoxicam e sumatripano.
A opção terapêutica neste caso é:
Recuperar senha