(1,0)
Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itensA biópsia renal não está indicada nessa fase de apresentação clínica da doença.
Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.O tratamento deve incluir medidas tais como repouso, restrição hídrica e do sal na dieta, uso de anti-hipertensivos e de antibióticos.
Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.O paciente pode voltar a sua atividade normal após melhora clínica. Pode ocorrer hematúria após realização de exercícios físicos por um período de até 2 anos
Os cinco casos de leishmaniose visceral confirmados no Distrito Federal (DF) em pouco mais de um ano fizeram crescer o medo em uma das áreas mais carentes da capital do país. Com a morte de Renata Santos, com 6 anos de idade, na última quinta- feira, a primeira do DF, moradores de 16 localidades dos arredores de Sobradinho II descobriram a gravidade de uma doença até então inexistente na região.Acerca da doença que é tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.Os agentes etiológicos dessa afecção são protozoários do gênero Leishmania, cuja espécie mais comumente encontrada no Brasil é a Leishmania chagasi.
Os cinco casos de leishmaniose visceral confirmados no Distrito Federal (DF) em pouco mais de um ano fizeram crescer o medo em uma das áreas mais carentes da capital do país. Com a morte de Renata Santos, com 6 anos de idade, na última quinta- feira, a primeira do DF, moradores de 16 localidades dos arredores de Sobradinho II descobriram a gravidade de uma doença até então inexistente na região.Acerca da doença que é tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.As formas amastigotas dos agentes etiológicos dessa doença são encontradas dentro das células do sistema fagocítico mononuclear que, do ponto de vista imunológico, são basicamente representadas pelos linfócitos T e B, cuja função é incorporar agentes patogênicos, antígenos e restos celulares para destruí-los.
Os cinco casos de leishmaniose visceral confirmados no Distrito Federal (DF) em pouco mais de um ano fizeram crescer o medo em uma das áreas mais carentes da capital do país. Com a morte de Renata Santos, com 6 anos de idade, na última quinta- feira, a primeira do DF, moradores de 16 localidades dos arredores de Sobradinho II descobriram a gravidade de uma doença até então inexistente na região.Acerca da doença que é tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.Uma intradermorreação de Montenegro fortemente positiva permite a confirmação diagnóstica dessa zoonose.
Os cinco casos de leishmaniose visceral confirmados no Distrito Federal (DF) em pouco mais de um ano fizeram crescer o medo em uma das áreas mais carentes da capital do país. Com a morte de Renata Santos, com 6 anos de idade, na última quinta- feira, a primeira do DF, moradores de 16 localidades dos arredores de Sobradinho II descobriram a gravidade de uma doença até então inexistente na região.Acerca da doença que é tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.No Brasil, os vetores dessa parasitose são mosquitos denominados flebotomíneos, como a Lutzomyia longipalpis, por exemplo.
Os cinco casos de leishmaniose visceral confirmados no Distrito Federal (DF) em pouco mais de um ano fizeram crescer o medo em uma das áreas mais carentes da capital do país. Com a morte de Renata Santos, com 6 anos de idade, na última quinta- feira, a primeira do DF, moradores de 16 localidades dos arredores de Sobradinho II descobriram a gravidade de uma doença até então inexistente na região.Acerca da doença que é tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.Os antimoniais pentavalentes e a anfotericina B (incluindo sua formulação lipossomal) são exemplos de medicamentos que podem ser usados no tratamento dessa doença.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.A vacina BCG é constituída de bacilos vivos atenuados de Mycobacterium tuberculosis. Estudos de metanálise demonstram a alta eficácia dessa vacina na prevenção da tuberculose pulmonar.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.À criança portadora de HIV, classificada como N1 ou A1, são contra-indicadas as vacinas BCG id, antipoliomielítica oral e tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, por se tratar de vacinas constituídas por bactérias ou vírus atenuados.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.O Programa Nacional de Imunizações prevê a aplicação da vacina tetravalente (DPT + HiB) em quatro doses: aos dois, quatro e seis meses, com reforço aos quinze meses de idade.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.Na rede básica de saúde, as vacinas devem ser conservadas em temperaturas entre 8 ºC e 12 ºC, para que se conservem a termoestabilidade e a eficácia.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.A vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, disponível para a rede pública, é apresentada em dose múltipla e liofilizada que, após reconstituída, deve ser utilizada em até oito horas.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.A taxa de prematuridade foi de 10% e a de baixo peso ao nascer foi de 15%.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.A taxa de mortalidade perinatal foi de 45 por 1.000.
Recuperar senha