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Matéria: Literatura x
#90077
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O mulato 

Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir. Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias. — Mulato! Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue. 
AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996 (fragmento) 
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista, pois

#90076
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Antiode

Poesia, não será esse

o sentido em que

ainda te escrevo:

flor! (Te escrevo:

flor! Não uma

flor, nem aquela

flor-virtude — em

disfarçados urinóis).

Flor é a palavra

flor; verso inscrito

no verso, como as

manhãs no tempo.

Flor é o salto

da ave para o voo:

o salto fora do sono

quando seu tecido

se rompe; é uma explosão

posta a funcionar,

como uma máquina,

uma jarra de flores.

MELO NETO, J. C. Psicologia da composição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento)

A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de

#34785
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Sobre a primeira estrofe, pode-se afirmar que

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Em – (…) Não te queixas. Não pensas. Não sabes. Indigno, / ver parar, pelo meu, teu inofensivo coração. –, há uma oposição entre os corações dos dois seres relacionados no poema – cavalo e soldado – que pode ser expressa, correta e respectivamente, pelo par

#34783
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O lamento do oficial pela morte do cavalo

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Depreende-se do poema que, numa batalha,

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Sobre o trecho – Ergueu-se então, e tirou da gaveta uma chave, atravessou a câmara nupcial, e abriu afoitamente aquela porta... –, é possível afirmar que

#34780
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A oração adaptada em que há inversão do sujeito é

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A expressão – ... trocando com o marido um olhar de inteligência... – significa que

#34778
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As ações da heroína, no momento em que vai dar a Fernando acesso ao aposento da reunião, demonstram que ela

#34777
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Em – Fernando, ao penetrar nessa câmara nupcial, esqueceu um momento a pungente recordação... –, a expressão destacada é antônima a

#34776
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Sobre o texto, pode-se afirmar que


I. o recurso da adjetivação foi empregado de modo a contribuir na construção de certo suspense; 


II. a heroína figura com características tipicamente românticas, tais como fragilidade, insegurança, ingenuidade; 


III. a tensão existente entre as personagens é perceptível e gira em torno de uma disputa matrimonial.


Está correto o que se afirma apenas em