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Matéria: História Diversas x
#131902
Concurso
Prefeitura de Teresina-PI
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Professor de Educação Básica - História
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História Diversas
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(1,0)

A Revolução Farroupilha (1835-1845) se configurou, historicamente, como evento emblemático da memória pública no Rio Grande do Sul. Seus lances de batalha são, ainda hoje, narrados em tom épico, e seus protagonistas transformados em heróis da “pequena” e da “grande” pátria, ora pela suposta resistência à opressão do centro político e econômico do Brasil, ora pela também hipotética aspiração à liberalização e “republicanização” do país, o que incorre na afirmação de seu caráter nacionalista. Em ambos os sentidos, como mito, a revolta tem sido matriz para discursos políticos, debates historiográficos e criações artísticas.

(adaptado) Rev. Bras. Hist. vol.31 no.62 São Paulo Dec. 2011

Sobre a guerra dos Farroupilhas, podemos afirmar que:

#131901
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(1,0)

O Brasil viveu a chamada República Velha, conhecida pela grande influência exercida pelos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país. Naquela época, o voto não era secreto e os eleitores que viviam sob a “jurisdição” dos coronéis eram constantemente manipulados e ameaçados a votarem apenas nos candidatos escolhidos pelos fazendeiros.

A influência dos coronéis no cenário político resultou numa prática eleitoral, denominada voto

#131900
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Aconteceu em março de 1823, no então vilarejo do Campo Maior, no Piauí, e faz parte de uma série de conflitos que eclodiram após a declaração da Independência em 1822. O governo português visava à manutenção de seus territórios no norte do país – especialmente nas áreas que hoje correspondem aos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Em janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, o futuro Visconde de Parnaíba, aderiu à independência e assumiu a presidência da Junta do Governo do Piauí. Isso fez com que o major João José da Cunha Fidié, que recebera da coroa portuguesa a ordem de preservar os territórios ao norte do país, deslocasse suas tropas para a região. Em 13 de março, um grupo de aproximadamente 500 sertanejos mal armados enfrentou as tropas do major Fidié. A batalha durou cerca de cinco horas. Estima-se que 200 sertanejos morreram no embate; as tropas de Fidié, embora vitoriosas, saíram do conflito enfraquecidas e foram derrotadas em Caxias, no Maranhão, em julho do mesmo ano.

Claudete Maria Miranda Dias, Entre Foices e Facões (2011).(Adaptado)

O texto faz referência à Batalha

#131899
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Prefeitura de Teresina-PI
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(1,0)

Revolta do período regencial tendo como palco a cidade de Salvador, na Bahia, destacou-se por ter motivação religiosa. Compreendida como um conflito que deflagrou oposição contra duas práticas comuns herdadas do sistema colonial português: a escravidão e a intolerância religiosa. Comandada por negros de orientação religiosa islâmica, essa revolta ainda foi resultado do desmando político e da miséria econômica do período regencial. Apesar de não alcançar o triunfo esperado, a Revolta abalou as elites baianas mediante a possibilidade de uma revolta geral dos escravos. Esse texto caracteriza a revolta

#131898
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A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II, em setembro de 1850, foi uma lei que determinou parâmetros e normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras no Brasil, durante o Segundo Reinado.

I. Estabeleceu a compra como única forma de obtenção de terras públicas. Desta forma, inviabilizou os sistemas de posse ou doação para transformar uma terra em propriedade privada.

II. Possibilitou a manutenção da concentração de terras no Brasil. A Lei regulamentou a propriedade privada, principalmente na área agrícola . Aumentou o poder oligárquico e suas ligações políticas com o governo imperial.

III. Dificultou o acesso de pessoas de baixa renda às terras. Muitas perderam suas terras e sua fonte de subsistência. Restou a estas apenas o trabalho como empregadas nas grandes propriedades rurais, aumentando assim a disponibilidade de mão de obra.

Dessas afirmações apenas:

#123866
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SEDUC-CE
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(1,0)

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

#123860
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SEDUC-CE
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O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer

#123858
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SEDUC-CE
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No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:

#123856
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(1,0)

Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:

I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.

II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.

III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.

É correto o que se afirma em

#123855
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As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

#123854
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De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo. No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.

I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.

II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.

III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.

É correto o que se afirma em

#123852
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SEDUC-CE
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A batalha de Kadesh (moderna Síria) travada entre o Egito de Ramsés II e o Império Hitita, liderado por Muwatalli II, no ano de 1274 a.C., deixou vários resultados, possivelmente o mais significativo é a documentação detalhada e registrada que permite saber todas das fases da disputa, as estratégias militares e as armas utilizadas nos combates, e inclui o primeiro tratado internacional do qual é possível saber claramente todas as cláusulas. Esse acordo, conhecido também como “paz eterna”, foi registrado em diferentes lugares após ter sido redigido em

#123851
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SEDUC-CE
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Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que Heródoto, como historiador, procura analisar e

#123849
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Ainda com relação ao texto apresentado, é correto afirmar que Sesóstris é

#123847
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A atuação político-religiosa de Teodósio I, após o Edito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, procura criar normas práticas para o cumprimento da nova lei. Como imperador, Todósio I