(1,0)
É permitido ao terapeuta ocupacional:
São CORRETOS os enunciados abaixo:
I. O bom desempenho funcional resulta da integração harmônica dos componentes e áreas do desempenho ocupacional.
II. Os contextos de desempenho não influenciam ou trazem prejuízo na execução das tarefas.
III. A disfunção ocupacional é traduzida na incapacidade para a realização de qualquer atividade rotineira à vida do indivíduo.
IV. Áreas e contextos de desempenho ocupacional são termos similares para a avaliação das atividades.
V. A MIF – Medida de Independência Funcional - permite ao profissional determinar a severidade da incapacidade.
Seria ERRADO afirmar:
No que se refere à prática terapêutica ocupacional, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:
Assinale a alternativa CORRETA quanto a aspectos relacionados à história e conceitos da Terapia Ocupacional.
Tendo em vista que, na população carcerária, há altos índices de prevalência de doenças como hanseníase, diabetes, tuberculose e DSTs/AIDS, e que os métodos e técnicas de avaliação em terapia ocupacional são necessários para atender as pessoas privadas de liberdade que estejam acometidas por essas doenças, julgue o item que se segue.
O histórico laborativo antes e durante a prisão é utilizado por terapeutas ocupacionais para fins de execução de atividades laborais e escolares em que o reeducando porventura venha a ser inserido.
As atividades da vida diária e os aspectos cognitivos e sensoriomotores são elementos de observação e análise em uma avaliação terapêutica ocupacional que busque intervir com a finalidade de promover independência funcional e desenvolvimento de habilidades do paciente.
A avaliação da terapia ocupacional com pessoas acometidas pela tuberculose deve incluir a observação da quantidade de gasto de energia empregada em atividades da vida diária que contribui para a diminuição da resistência desses indivíduos.
Uma vez que cada um dos instrumentos padronizados nas avaliações dos pacientes em terapia ocupacional normalmente é construído a partir de uma teoria específica, as intervenções propostas para lidar com os problemas detectados por cada um desses instrumentos devem, também, estar embasadas nas respectivas teorias.
Na avaliação de componentes de desempenho sensorial e neuromuscular, o terapeuta ocupacional poderá utilizar o Teste de Monofilamento de Semmes-Weinstein e a Avaliação Cognitiva de Terapia Ocupacional de Lowenstein.
Recuperar senha