Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Filosofia x
#82496
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A definição de Aristóteles para enigma é totalmente desligada de qualquer fundo religioso: dizer coisas reais associando coisas impossíveis. Visto que, para Aristóteles, associar coisas impossíveis significa formular uma contradição, sua definição quer dizer que o enigma é uma contradição que designa algo real, em vez de não indicar nada, como é de regra.

COLLI, G. O nascimento da filosofia. Campinas: Unicamp, 1996 (adaptado).

 

Segundo o texto, Aristóteles inovou a forma de pensar sobre o enigma, ao argumentar que

#82495
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.

MERLEAU-PONTY, M. Elogio dafilosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).

 

O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por

#82494
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.

TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.

 

O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por

#82493
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n'Ele aparece uma vontade que antes não existia?”

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

 

A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s)

#82492
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis. SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).

 

A Demócrito atribui-se a origem do conceito de

#82491
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

 

O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)

#82490
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

 

Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gênese na

#82489
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. 
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado). 

O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento

#82488
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. 
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. 

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

#82487
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Simulado ENEM 6075 FILOSOFIA   QUESTAO 10

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa

#82486
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Simulado ENEM 6075 FILOSOFIA   QUESTAO 09

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança

#82485
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Simulado ENEM 6075 FILOSOFIA   QUESTAO 08

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao

#82484
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. 

VERNANT, J . P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado)


Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

#82483
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.” 

CONNOR, S. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)


A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a

#82482
Concurso
ENEM
Cargo
Aluno ENEM
Banca
INEP
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a perda de liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por todos. HAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado). 
O filósofo afirma que a ideia de justiça atua como um importante fundamento da organização social e aponta como seu elemento de ação e o funcionamento o