(1,0)
Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a seguir.
Os óvulos e supositórios, preparações farmacêuticas sólidas com formato adequado para aplicação segundo a via de administração adequada, devem dispersar-se ou fundir-se à temperatura do organismo.
Os extratos glicólicos são solúveis em água e contêm concentrações próximas a 50% do peso da planta fresca.
Com relação à volumetria de neutralização em meio aquoso e não aquoso, precipitação, oxidação-redução e complexometria, julgue os itens de subsequentes.
O reagente químico utilizado como padrão primário deve possuir massa molecular relativamente elevada a fim de que os erros de pesagem possam ser desprezíveis.
A complexometria baseia-se em reações que envolvem um íon metálico, como o iodo, e um agente ligante, resultando na formação de um complexo suficientemente estável.
A respeito de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE ou HPLC) e de cromatografia gasosa, julgue os itens que se seguem.
Os detectores mais comumente empregados nos cromatógrafos a gás são os fotométricos, que são baseados na absorbância no ultravioleta e no visível.
Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante importante é a heparina, administrada por via endovenosa em hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.
Para se avaliar o potencial de perigo do uso de um medicamento, devem ser consideradas a farmacodinâmica desse medicamento, a dose necessária para atingir esse efeito, as informações sobre o indivíduo que foi exposto e a farmacocinética do medicamento nesse organismo.
A heparina é uma substância que pertence à família das glicosaminoglicanas sulfatadas.
Ao se produzir um anticoagulante, como a heparina, são realizados ensaios de controle de qualidade como o perfil de dissolução, o teste de esterilidade, a pesquisa de patógenos, o teste de pirogênio e a identificação química do princípio ativo.
Os antibióticos reduziram drasticamente as doenças e as mortes causadas por infecções bacterianas. Durante décadas, eles foram utilizados de forma indiscriminada, o que levou ao aumento da resistência dos microrganismos a esses antibióticos e gerou um grave problema de saúde pública. Nos últimos anos, vários grupos de pesquisa têm dedicado especial esforço na identificação de novas moléculas com capacidade antimicrobiana ou na mudança das suas formulações farmacêuticas para melhorar a biodisponibilidade do princípio ativo no paciente.
Considerando a importância dos antibióticos para a vida humana, julgue os itens.
O método de difusão com discos para a determinação da sensibilidade dos microrganismos fornece um resultado quantitativo, uma vez que, a partir do halo formado, é possível determinar a concentração inibitória mínima.
A partir da avaliação da sensibilidade de microrganismo aos antibióticos in vitro, é possível determinar o sucesso terapêutico do uso de drogas no tratamento de infecções causadas pelo microrganismo a ser testado.
A verificação da ausência de microrganismos em preparações farmacêuticas é realizada pelo método direto, utilizando o caldo de tioglicolato para identificar bolores e leveduras e o caldo de caseína de soja para identificar bactérias.
A fórmula oficinal caracteriza-se por ser preparada a partir de uma prescrição médica, destinada a um paciente individualizado.
Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais utilizados no mundo. Seus efeitos terapêuticos incluem as ações anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. A respeito desse grupo de medicamentos, julgue os itens a seguir.
Os ensaios de toxicidade auxiliam na identificação dos efeitos adversos dos AINES. Os efeitos agudos devem ser avaliados após poucas horas, quando for administrada uma única dose, ou após 24 h da última dose, quando forem administradas múltiplas doses.
Os efeitos indesejáveis provenientes do uso dos AINEs são devidos à inibição seletiva da COX-2.
Apesar de os AINEs não estarem relacionados entre si do ponto de vista químico, sua ação farmacológica está relacionada, na grande maioria, à inibição da primeira atividade catalítica das cicloxigenases (COX).
Recuperar senha