(1,0)
Em relação a esses compostos e aos conceitos de agonistas e antagonistas, julgue os itens que se seguem.
Entre os compostos citados, o que apresenta maior afinidade ao receptor em apreço é o LFRAS5.
A eficácia de LFRAS4 em reduzir o peso corporal é a mesma da de LFRAS2, no entanto, este é mais potente que aquele.
LFRAS1 é 2 vezes mais potente que LFRAS2.
Julgue os itens a seguir, acerca da atuação do órgão regulador do mercado farmacêutico.
No segmento farmacêutico, o que preocupa não é especificamente a formação de cartel, nem a prática de preços predatórios, mas sim o aumento continuado de preços que drena a renda dos consumidores e limita o acesso de parte da população ao produto essencial.
O aumento de preços no setor farmacêutico é a conduta que precisa ser reprimida de alguma forma pelo setor público, no cumprimento do mandato constitucional, por meio da aplicação da lei de defesa da concorrência ou da regulação específica do mercado.
Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas, como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias, respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de 2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina, diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de 9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente 0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente 25 % das de digoxina encontram-se ligadas.
Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.
Em geral, a ligação de uma toxina às proteínas plasmáticas favorece seu metabolismo e sua excreção renal por filtração glomerular.
A alta afinidade da digitoxina a proteínas plasmáticas facilita sua difusão para todos os tecidos do organismo. Por outro lado, a baixa afinidade da digoxina a proteínas plasmáticas favorece sua permanência mais restrita à circulação sanguínea.
Em pacientes com insuficiência renal, as meias-vidas da digoxina e da digitoxina são significativamente maiores que em uma pessoa saudável.
Se um medicamento possui índice terapêutico baixo, isso significa que os níveis plasmáticos para se obter o efeito terapêutico são próximos dos níveis plasmáticos tóxicos.
Em um paciente com intoxicação por digitoxina, com níveis plasmáticos de 120 ng/mL, deve-se esperar em torno de 12 dias para que os níveis de digitoxina diminuam a valores abaixo da faixa tóxica.
Nos anos 90 do século passado, os dados disponíveis sobre o consumo de medicamentos no país indicavam que a maior parte da população brasileira não tinha acesso a esses produtos, ficando evidente a necessidade de se aumentar o número de brasileiros com acesso ao mercado, como única forma de se garantir o direito à saúde, constitucionalmente previsto. Por outro lado, a parcela da população que tinha acesso a esses produtos convivia com aumentos sistemáticos de preços, que drenavam parte de sua renda de maneira compulsória, em uma distribuição de renda socialmente perversa do consumidor para o produtor. Desse modo, o objetivo prioritário da regulação econômica do setor farmacêutico era à época e ainda é garantir o acesso ao produto da parcela da população excluída desse mercado.
A hipertensão provoca alterações patológicas nos vasos sanguíneos e hipertrofia do ventrículo esquerdo e, consequentemente, é a principal causadora de AVC, doenças coronarianas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal, entre outras enfermidades no sistema cardiovascular. A respeito dos fármacos usados no tratamento de doenças cardiovasculares e renais, julgue os itens que se seguem. A metildopa é um profármaco biotransformado no fígado em seu metabólito ativo.
Acerca da farmacologia do sistema nervoso central, julgue os próximos itens. Barbitúricos são comumente empregados no tratamento da ansiedade.
No que se refere aos fármacos que afetam a função gastrointestinal, julgue os itens seguintes. Antagonistas de receptores H1 de histamina, como a ondansentrona, são eficazes na êmese induzida por quimioterapia.
Acerca da farmacologia da dor, julgue os itens seguintes. A loperamida é um agente com ação opioide possuindo alta atividade analgésica.
Recuperar senha