(1,0)
Existe uma medida de posição de um conjunto de dados ordenados (rol) que é descrita como o valor que divide esse conjunto em dois subconjuntos com igual número de dados. Essa medida de posição é chamada:
A dispersão ou variação refere-se ao grau com que os dados tendem a se afastar de um valor central. Sobre as medidas de dispersão relacione adequadamente cada medida ao seu conceito/definição.
I – Variância
II – Desvio padrão
III – Coeficiente de variação
IV – Erro padrão da média
( ) é a raiz quadrada de uma das medidas de dispersão, tomada como valor positivo
( ) dá uma ideia da precisão com que foi estimada a média da amostra
( ) é a média dos quadrados dos desvios em relação à média aritmética
( ) relaciona uma das medidas de dispersão em termos de porcentagem da média aritmética
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A estimação de intensidade de Kernel é um método eficiente no processo de análise espacial por pontos que representam eventos discretos, como, por exemplo, casos de dengue em estudos epidemiológicos. Nesse método, considera-se um raio de pesquisa que é centralizado em cada ponto da amostra e aplica-se uma função real, contínua e simétrica, cuja integral soma um, semelhante à função densidade de probabilidade. Esse raio de pesquisa pode variar, dependendo do tipo de fenômeno em que se baseia o estudo e da unidade territorial utilizada.Para se obter uma estimação suavizada da densidade de probabilidade univariada ou multivariada de uma amostra, deve-se considerar que
Desejando elaborar um mapa de preservação a partir do mapa de uso de solos, um pesquisador recorreu à operação matricial (raster) para efetuar a fusão de matas nativas e áreas de mangue.A operação escolhida pelo pesquisador foi a de
Em estatística, existe um conceito que é definido, para um conjunto de dados, como “a média dos quadrados das diferenças dos valores em relação à sua média.”Essa definição conceitua:
Recuperar senha