(1,0)
Sobre os modelos teóricos explicativos do processo saúde-doença, época e principais autores, assinale a alternativa INCORRETA.
“Desvio da verdade de resultados ou inferências ou de processos que levam a ele. Qualquer tendência na coleta, na análise, na interpretação, na publicação ou na revisão dos dados que podem levar a conclusões sistematicamente diferentes da verdade”.
Essa definição é utilizada na epidemiologia nutricional para determinar:
A transição nutricional no Brasil é marcada por alterações no estilo de vida, como a má alimentação e redução no gasto calórico diário, sendo caracterizada por redução
Com base nas disposições legais, a notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível, em até quantas horas após o atendimento:
De acordo com a história natural e prevenção das doenças, a prevenção secundária é realizada no indivíduo, já sob a ação do agente patogênico, ao nível do estado de doença, e inclui:
Um estudo encontrou elevada frequência de novos casos da doença X em uma população sob risco de adoecimento em um determinado período. Pode-se concluir que esse estudo identificou a:
As alterações inusitadas na incidência das doenças, diferente do que seria esperado, denominam-se variações:
Um determinado município registrou 100 novos casos de tuberculose no ano de 2013. Com base nesse dado pode-se afirmar que nesse município:
Em um estudo, para se saber se existe diferença significativa entre os níveis de colesterol sérico entre dois grupos de indivíduos eutróficos, submetidos a dois tipos diferentes de dieta, deve-se usar o teste estatístico
Um dos objetivos da epidemiologia é verificar as condições de saúde da população, medindo a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas. Verifique as assertivas e escolha a alternativa correta. I. Prevalência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, medido pelo número de casos novos e determinado período, dividido pelo número de pessoas expostas ao risco no mesmo período. II. Incidência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento, medido pelo número de casos existentes em determinado período, dividido pelo número de pessoas na população no mesmo período. III. A taxa, ou coeficiente de mortalidade infantil, é uma estimativa do risco de morte a que está exposta uma população de nascidos vivos em determinada área e período, antes de completar o primeiro ano de vida, medido pelo número de óbitos de menores de 1 ano de idade no período, dividido pelo número de nascidos vivos no período. IV. A taxa de mortalidade infantil é um dos indicadores mais consagrados mundialmente, sendo utilizado internacionalmente como indicador de qualidade de vida e desenvolvimento, por expressar a situação de saúde de uma comunidade e as desigualdades de saúde entre grupos sociais e regiões.
A vigilância epidemiológica se configura como um conjunto de ações e processos que permitem conhecer a ocorrência, a magnitude de sua distribuição e seus principais fatores de risco no país, bem como identificar os seus determinantes e condicionantes econômicos, sociais e ambientais. Essas ações são fundamentais para o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações de cuidado integral e das políticas públicas de prevenção e controle das principais doenças nutricionais no Brasil. Dentre as ações que se situam no âmbito da vigilância epidemiológica para as doenças crônicas não transmissíveis, pode(m) ser citada(s) I. uma reunião para pactuação com empresas do setor de alimentos para a redução dos teores de sal e gorduras trans dos alimentos. II. uma oficina de técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para análise de dados sobre prevalência e incidência das doenças crônicas não transmissíveis por região. III. uma pesquisa domiciliar no território nacional que investigue as condições de vida e saúde, doenças e agravos não transmissíveis e seus fatores de risco. Está(ão) CORRETA(S)
Recuperar senha