Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Ensino de Ciências x
#238561
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ensino de Ciências
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.

Com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) analise as afirmativas a seguir.

I. Os Parâmetros foram criados como instrumento útil às discussões pedagógicas nas escolas de Estados e Municípios, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas e na avaliação do material didático.

II. 0s parâmetros são o referencial para a renovação da proposta curricular, e reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe.

III. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.

Assinale:

#238560
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ensino de Ciências
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Orientações metodológicas para o ensino de Ciências no terceiro e no quarto ciclos citam as propostas a seguir:

1. Apresentação de fatos.
2. Investigação.
3. Identificação de problemas.
4. Sistematização de conhecimentos.

De acordo com as propostas de ensino de Ciências nos ciclos citados, assinale a opção que indica a sequência correta das propostas, de cima para baixo.

#238559
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ensino de Ciências
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Observe os itens a seguir:
I. Levantar deduções. II. Elaborar hipóteses. III. Realizar experimentos testáveis. IV. Observar um fato.
Os itens acima fazem parte das etapas do método científico. De acordo com o que se conhece sobre o método científico, assinale a alternativa que apresenta os passos para o cumprimento desse método, respectivamente.

#238558
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ensino de Ciências
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Diferentes métodos e estratégias fazem-se necessárias para o melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem, realizando a ligação do que é abordado em sala de aula, às vivências do aluno e os avanços tecnológicos. Existem práticas que podem ser grandes aliadas no momento de apresentar um assunto novo, reforçá-lo ou torná-lo mais atrativo aos alunos. Diante do contexto, marque a alternativa correta em relação ao conceito descrito.

#238557
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Ensino de Ciências
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Karl Popper, filósofo que contribuiu para o estudo dos alicerces teóricos da ciência, a define como hipotética e provisória. Ele usava, em seu fazer, o método de tentativas de eliminação de erros denominado