(1,0)
O risco de epilepsia relacionado ao trabalho é maior em trabalhadores expostos às atividades perigosas que envolvem responsabilidade com vidas humanas, riscos de grandes acidentes, como o trabalho nos sistemas de transporte ferroviário, metroviário e aéreo, entre outros.
O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. Com relação a esse assunto e a riscos ambientais,
Julgue os itens subseqüentes.
O PPRA deve antecipar e reconhecer o risco, avaliar, monitorar e controlar a exposição a ele, implantar medida de controle, avaliar sua eficácia desta, registrar e divulgar os dados obtidos.
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho.
As normas de biossegurança ou precauções universais contêm medidas de prevenção da exposição do trabalhador da saúde a agentes patógenos de transmissão sanguínea. Julgue os itens
seguintes, relacionados a essas medidas.
Durante procedimentos em que exista a possibilidade de que o sangue e outros fluidos corpóreos atinjam a mucosa da boca e do nariz, deve-se usar máscara.
Para se executar punção venosa e injeção intramuscular, colher sangue, passar sonda vesical ou nasogástrica e para realizar traqueotomia deve-se usar luva.
As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Em caso de confirmação de dengue relacionada ao trabalho, deve-se informar o trabalhador, examinar os expostos, notificar o caso, emitir a CAT e orientar o empregador para controlar e(ou) eliminar os fatores de risco.
Tétano relacionado ao trabalho ocorre em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com água ou solo contaminados ou em locais com dejetos de animais portadores de germe.
Uma paciente de sessenta e dois anos de idade foi atendida em uma unidade de pronto-socorro, relatando cefaleia, cansaço, ardor para urinar e redução importante do volume urinário nos últimos dias. Após realizar exame laboratorial de urina das 24 horas, foi mensurado volume de 40 mL. A paciente é hipertensa e informou que faz uso de anti-inflamatórios e de medicamentos para controlar a pressão arterial. A paciente relatou, ainda, ter realizado exame radiológico com uso de contraste. No exame clínico, foram constatados os seguintes resultados: temperatura de 37,1 ºC, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 28 irpm, pressão arterial = 11,7 mmHg × 7,8 mmHg e escala de Glasglow = 15 pontos.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
O quadro clínico sugere que a paciente apresenta poliúria e disúria associadas à hipertensão arterial.
Um paciente de trinta e seis anos de idade, diabético, está em jejum por 12 horas, aguardando uma cirurgia. O paciente não está recebendo soro.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Se o paciente supracitado realmente estiver em jejum prolongado sem reposição hídrica ou eletrolítica, a equipe de enfermagem deverá avisar o médico imediatamente, já podendo preparar o material para punção venosa, com vistas a apoiar intervenções médicas e prevenir maiores complicações ao quadro clínico do paciente.
No período pós-operatório, o controle e alívio da dor aguda não é atribuição da equipe de enfermagem.
Acerca dos procedimentos de enfermagem, julgue os itens seguintes.
O método de esterilização por óxido de etileno é um meio físico-químico de esterilização de instrumentos. Físico porque é realizado em autoclave, utilizando pressão e temperatura, e químico porque o agente esterilizante, o óxido de etileno, é um produto químico.
O procedimento de esterilização ocorre por uso de agentes físico-químicos é capaz de destruir todas as formas de vida microbiana, exceto bactérias em forma esporulada.
A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a substância utilizada e pelas características do paciente. Em relação à administração de medicamentos por via parenteral, julgue os itens que se seguem.
A via intradérmica é apropriada para aplicação de vacinas ou para testes de sensibilidade.
Na aplicação de injeção, a região da face ântero-lateral da coxa é contra-indicada para crianças menores de 28 dias, sendo indicada especialmente para lactentes e crianças até dez anos.
Hemorragia é a perda de sangue subseqüente ao rompimento de um vaso sanguíneo arterial ou venoso. Considerando um paciente com hemorragia, julgue os itens que se seguem, referentes aos sinais e sintomas encontrados nessa situação ou aos cuidados que devem ser
realizados pelo técnico de enfermagem do trabalho.
Um cuidado imediato do técnico de enfermagem, nesse caso, deve ser: aplicar no paciente 2 mg de heparina intradérmica para conter o fluxo sanguíneo.
Recuperar senha