(1,0)
No que diz respeito às vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa correta.
Conforme o Ministério da Saúde, os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco. Assinale a alternativa que descreve corretamente a classe de risco.
Segundo o Ministério da Saúde, são considerados fluidos biológicos de risco:
Conforme os procedimentos de Suporte Avançado de Vida em Pediatria contido no American Heart Association (2005), assinale a alternativa correta.
Quando ocorre intoxicação ou envenenamento, a American Heart Association(2005) preconiza que o socorrista deve ter os seguintes cuidados:
Conforme as diretrizes da American Heart Association (2005), a única relação compressão-ventilação para todos os socorristas que atuam sozinhos é:
São consideradas ações de enfermagem voltadas à educação para saúde:
O técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:
Para o planejamento do ensino ao cliente com intuito da melhoria do autocuidado, o profissional enfermeiro deve conhecer as diversas abordagens pedagógicas e suas implicações na prevenção e na promoção da saúde. Dentre os diversos tipos de abordagens, marque a opção que condiz com as seguintes características: Professor como mediador da aprendizagem; relação dialógica educador-educando; educação como ato político e educador e educando como sujeitos do processo ensino aprendizagem.
O processo educativo é um curso de ação sistemático, sequencial, lógico, planejado e com base científica que consiste de duas operações interdependentes principais: o ensino e a aprendizagem, que busca a mudança de comportamento mutuamente desejadas. Especificamente, educação dos pacientes consiste no processo de auxiliar as pessoas a aprenderem comportamentos relacionados à saúde que possam ser incorporados à vida diária com o objetivo de otimizar a saúde e a independência no autocuidado (BASTABLE, 2010). Assim, o processo educativo pode ser comparado com o processo de enfermagem, no qual o enfermeiro deve seguir passos para sua realização; na fase de Avaliação o enfermeiro deve:
O Manual de Primeiros Socorros, elaborado pelo Ministério da Saúde e FIOCRUZ em 2003, define primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Para tanto, o enfermeiro atuante em uma empresa poderá realizar uma avaliação primária por meio do ABCD da vida, no qual essa letras correspondem a:
A NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) determina que o estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros. Assim, você como enfermeiro de uma empresa depara-se com a seguinte situação: Trabalhador desmaiado ocasionado pela intoxicação por Monóxido de Carbono. Qual a sua primeira conduta diante da situação?
Em um serviço de emergência clínico-cirúrgico o enfermeiro, na maioria das vezes é responsável pela triagem, que possui uma hierarquia fundamentada no potencial para a perda da vida. Logo, um paciente que chega apresentando problemas de saúde graves, mas não comportam risco de vida imediato, devendo ser avaliados no prazo de 1h são classificados como:
O enfermeiro do serviço de emergência clínico-cirúrgico, através de educação, treinamento e experiência especializados, está habilitado para avaliar e identificar os problemas de assistência à saúde do paciente em situações de crise, estabelecendo prioridades. Diante da seguinte situação clínica marque qual a possível inflamação que esse paciente apresenta (BRUNNER & SUDDARTH, 2005). Caso: Paciente chega a unidade de emergência com as seguintes manifestações clínicas – grave dor e sensibilidade abdominal, juntamente com dor nas costas, náuseas e vômitos. Ao exame físico o enfermeiro verificou dor a palpação localizando-se na região epigástrica mediana, tendo sido iniciada após a refeição e consumo de bebida alcoólica; abdome rígido, redução do peristaltismo e hipotensão.
O choque é um estado em que há perda do volume sanguíneo circulante, efetivo, resultando em perfusão inadequada de órgãos e tecidos causando, em última análise distúrbios metabólicos celulares. Você como enfermeiro da emergência, recebe um paciente vítima de acidente automobilístico referindo: perda de sensibilidade dos membros inferiores e confirmado com os exames. Encontrou ainda ao exame: insuficiência da resistência arterial, perfusão tissular alterada ligada à circulação insuficiente e queda da pressão arterial, são possíveis diagnósticos associados ao choque:
Recuperar senha