(1,0)
Assinale a alternativa que indica corretamente um dos princípios a que se refere o Art. 7ºda Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências: “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios....”.
P.C é técnica de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva, trabalha à noite. Sempre muito ativa e participativa, nunca dorme nos plantões e executa várias ações sem solicitar a ajuda dos integrantes da equipe, pois afirma perder muito tempo quando vai chamar os colegas que estão dormindo. Ao terminar o plantão, costuma pedir ao médico e a enfermeira que assinem os procedimentos que ela realizou e que não eram de sua competência. Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa que melhor se adequa aocaso acima.
Conforme a Lei n° 7.498, no seu Art.7°, são técnicos de enfermagem os titulares do:
É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Com relação aos meios que visam à prevenção e à manutenção da saúde do idoso, assinale a alternativa correta.
Para a avaliação do adolescente, existe uma escala importante, chamada Escala de Tanner baseada em uma graduação com 3 itens: Pêlos pubianos (P), Mamas (M) e Genitais masculinos (G). Cada um desses itens é subdividido em 5 fases e/ou estágios, sobre os quais é correto afirmar:
Assinale a alternativa que descreve corretamente às características do recém-nascido de dois dias de vida.
Com relação à saúde do trabalhador, caso aconteça acidente de trabalho, deverá ser adotada a seguinte conduta:
Assinale a alternativa que indica o tratamento adequado para a cura da hanseníase.
Conforme o Manual do Ministério da Saúde, será considerado como tuberculose pulmonar positiva o caso que apresentar:
Assinale a alternativa em que todos os fatores constituem fatores de risco da diabetes tipo 2.
Conforme os Cadernos de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, a principal relevância da identificação e controle da hipertensão arterial sistêmica reside na redução das suas complicações,
Assinale a alternativa que contém uma das principais complicações.
No setor de Imunização em uma unidade de saúde, chega uma criança com 30 (trinta) dias de nascida que, segundo a mãe, foi vacinada no primeiro dia de vida com a BCG e a Hepatite B. Não houve, no local onde foi dada a vacina BCG, a formação gradativa de pápula, pústula e crosta. Assinale a alternativa que indica o procedimento correto para dar continuidade ao calendário vacinal.
M.A.S é técnica de enfermagem em uma maternidade, onde constatou no prontuário que a puerpera tinha sífilis e HIV. Assinale a alternativa que só apresenta condutas adequadas com relação aos cuidados diante desse binômio.
G.M.P, técnica de enfermagem, ao realizar os cuidados a um paciente que apresentava convulsões, risco de coma e colapso circulatório, descobriu que ele tinha tomado uma cartela de Diazepan (Valium).
Assinale a alternativa que indica o tratamento correto diante desse caso.
M.S.P, técnica de enfermagem, que trabalha na clínica cirúrgica, ao preparar as medicações, viu que um paciente vascular tem a seguinte prescrição 2.500 UI de heparina SC de 12/12 horas, mas, na sua unidade, existem apenas ampolas de 5.000UI/ml. Quanto da solução de heparina, em ml, ela deverá administrar ao paciente?
Recuperar senha