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Matéria: Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental x
#235814
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Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental
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No ensino formal, a Educação Ambiental I. é desenvolvida no âmbito dos currículos do ensino fundamental, médio, na educação especial, profissional e de jovens e adultos. II. deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas. III. será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. IV. não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. V. não precisa ser tratada nos cursos de pós-graduação e extensão universitária. Está correto o que se afirma APENAS em

#235813
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Após a criação do Programa Mundial de Educação Ambiental, foi organizado, na cidade de Tbilisi, antiga União Soviética, em 1978, o primeiro encontro intergovernamental sobre Educação Ambiental. O relatório final da conferência, publicado um ano depois em Paris, faz recomendações que norteiam a Educação Ambiental até a atualidade. Sobre as diretrizes propostas para a Educação Ambiental nesse encontro, analise as proposições que seguem. I. A educação ambiental deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada. II. O relatório destaca a necessidade de reduzir o crescimento da população humana e do capital industrial. Para atingir tais objetivos, propõe ações de controle demográfico através de planejamento familiar. III. A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional. IV. Recomenda-se o desenvolvimento de um enfoque reducionista, ao analisar e ordenar os ecossistemas naturais e os humanos. Assinale a alternativa CORRETA.

#235812
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Entendem-se por educação ambiental não-formal (Art. 13) as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. O Poder Público, em níveis Federal, Estadual e Municipal, incentivará diversas estâncias, como, EXCETO:

#235811
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No século XXI há urgência e necessidade de transformações que resgatem o respeito pela natureza, com justiça ambiental, equidade, diversidade, sustentabilidade. O desafio da educação ambiental vai além da sala de aula, esta volta para o cuidado com a diversidade da vida. Com relação à educação ambiental de forma ampla, assinale a afirmativa INCORRETA.

#235810
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Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo: