(1,0)
Considerando o planejamento de implantação de um povoamento de espécie do gênero Eucalyptus para produção de celulose com previsão de corte de seis anos, julgue o item subsecutivo.
Como técnica de conservação do solo, pode ser utilizado o cultivo mínimo, que consiste em plantio com um número mínimo de árvores por hectare, definido em função do incremento médio anual, consorciado com culturas agrícolas ou gado.
Uma serraria, ao processar mensalmente 100 toras de eucalipto com umidade máxima e valores médios de 1 m de diâmetro e 4 m de comprimento e fator de forma igual a 1, produz 157 m3 de peças, como caibros, ripas e tábuas. Os 50 m3 de resíduos são carbonizados em forno de alvenaria cilíndrico parabólico, que resultam em 6,25 toneladas de carvão vegetal.
Com base nessa situação hipotética e em aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir, considerando 3,14 como valor aproximado para π.
O volume de toras processadas diariamente pela serraria, estimado pelo volume Francon, é maior que o volume estimado pelo método de Huber.
Reconhecidos como sistemas de exploração de solos que, do ponto de vista ecológico, mais se aproximam da floresta natural, os sistemas agroflorestais são considerados alternativas importantes de uso sustentado do ecossistema tropical úmido. A esse respeito, julgue o seguinte item.
Taungya é um sistema agroflorestal cujo objetivo principal é a produção de madeira, e consiste no plantio de árvores em fileiras ou faixas e o cultivo agrícola entre elas.
O sistema agroflorestal pode ser classificado como sequencial, quando os cultivos agrícolas anuais e as plantações de árvores se sucedem no tempo.
A instalação de uma serraria deve objetivar o máximo aproveitamento no processamento das toras, que está associado ao controle de qualidade nas operações de beneficiamento. Acerca do planejamento e da maximização do aproveitamento desse material, julgue o item.
No início da formação da parede celular, ocorre o alongamento da parede primária, que impõe às camadas periféricas do tronco uma tensão de compressão e impõe às camadas internas do tronco uma tensão de tração, o que causa a tensão de crescimento, que, ao ser liberada no processamento das toras, causa rachaduras e empenamentos.
Recuperar senha