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Matéria: Comunicação Pública x
#45267
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Comunicação Pública
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O Conselho Curador existe para zelar pelos princípios e pela autonomia da EBC ? Empresa Brasil de Comunicação, impedindo que haja ingerência indevida do Governo e do mercado sobre a programação e gestão da comunicação pública. Além disso, visa a representar os anseios da sociedade, em sua diversidade, na aprovação das diretrizes de conteúdo e do plano de trabalho da empresa. Sua existência, como instância de participação social prevista na Lei n° 11.652/2008, é um critério fundamental para que a EBC seja de fato pública.

Para garantir que suas decisões sejam tomadas em nome do interesse público, a maior parte de seus membros representa a sociedade civil no colegiado e são escolhidos por meio de consulta pública. O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: quinze representantes da sociedade civil; quatro do Governo Federal; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal; e um representante dos trabalhadores da EBC.

(Adaptado de: http://www.ebc.com.br/institucional/conselho-curador)

 

A composição de um conselho no formato como o da Empresa Brasil de Comunicação tem por finalidade garantir 

#45266
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Uma comunidade do interior do Brasil sente a necessidade de ter seu próprio veículo de comunicação. Entre as várias possibilidades existentes para a realização desse projeto, decide-se pela criação de uma rádio. Para que essa emissora seja considerada comunitária, ela terá que 

#45265
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Quanto ao conceito de comunicação pública, assinale a alternativa correta. 

#45264
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A respeito da comunicação pública, assinale a alternativa correta.

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Acerca das políticas da comunicação, assinale a alternativa correta.

#45262
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Em novembro de 1983, sob os auspícios da Unesco, reuniram-se em París várias organizações representando mais de 400 mil profissionais de imprensa. A reunião em território francês foi antecedida por uma de caráter consultivo na cidade do México (1980) quando as entidades manifestaram apoio à “Declaração da Unesco de Princípios Fundamentais respeitantes à Contribuição dos Mass Media para o fortalecimento da Paz e Compreensão Internacional, para a Promoção dos Direitos Humanos e para Contrariar o Racismo, Apartheid e Incitamento à Guerra”.

 

Os Princípios Internacionais da Ética no Jornalismo aprovadas em 1983 reconhecem que 

#45261
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De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, revisado, 

#45260
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As quatro funções principais da Comunicação Pública, segundo os especialistas da área, são: 1) acompanhar as mudanças comportamentais e dos atores sociais; 2) ouvir demandas, expectativas, queixas e interrogações do público e o debate público; 3) informar sobre ações, decisões e políticas públicas, valorizando-as e delas prestando contas e 4)

#45259
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Na proposta de jornalismo público apresentada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em seu manual, entre os valores, objetivos e diretrizes a serem praticados em todos os seus veículos de comunicação, é correto listar: 

#45258
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Sobre as práticas de comunicação pública, marque a opção correta.

#45257
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Em relação à comunicação pública, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

 

( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.

( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.

( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

#45256
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No livro Jornal Nacional Modo de Fazer, William Bonner discute as etapas de produção de um telejornal. A prática diária descrita pelo autor e apresentador é comum em, praticamente, todos os telejornais. Neles,

#45255
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O Código de Ética dos Jornalistas fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.

 

Capítulo I – Do Direito à informação


Art. 1° O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

Art. 2° Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:


I. a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada ? e da linha política de seus proprietários e/ou diretores;

II. a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

III. a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;

IV. a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, é uma obrigação social.

V. a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

 

De acordo com o trecho destacado do Código de Ética dos Jornalistas,