Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Comunicação Empresarial x
#45238
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Como aponta Ramón Salaverría (2005), autor citado por Elizabeth Saad Corrêa no documento Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais, existem diferentes dimensões da convergência e sua vinculação aos grandes conglomerados multimídia. A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as dimensões elencadas a suas correspondências.
COLUNA I
1. Dimensão empresarial
2. Dimensão tecnológica
3. Dimensão profissional
4. Dimensão comunicativa
COLUNA II
( ) Corresponde à revolução instrumental experimentada nos últimos anos, especialmente quanto à adoção de sistemas de gestão de conteúdo e à proliferação de novos dispositivos de recepção digital.
( ) Considera o trabalho do jornalista, deixando-o cada vez mais vertical (capacidade de utilização de multiplataformas), com maiores responsabilidades e protagonismo (multitarefa ao longo do processo de produção informativa).
( ) Se dá por meio da abertura de novos horizontes de expressão jornalística: uma retórica jornalística multimídia.
( ) Dá conta da proliferação midiática sob uma mesma marca institucional, bem como os modos que se coordenam sob os pontos de vista econômico e editorial.
Assinale a sequência CORRETA.

#45237
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação às técnicas de descrição e valorização de ângulos, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a modalidade a seu respectivo conceito, conforme descrito por Francisco Gaudêncio Torquato do Rego em seu livro Jornalismo empresarial.
COLUNA I
1. Descrição pictórica
2. Descrição topográfica
3. Descrição cinematográfica
COLUNA II
( ) Consiste na ênfase dada a determinados aspectos de um objeto, pessoa ou situação. Sobressai a massa e / ou volume.
( ) É a técnica mais dinâmica de descrição, pois permite constantes trocas de tempos e espaços.
( ) Técnica descritiva que consiste em apresentar o objeto, situação ou pessoa, por meio de detalhes.
Assinale a sequência CORRETA.

#45236
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com relação ao planejamento editorial de um jornal de empresa e às ideias de Francisco Gaudêncio Torquato do Rego (1987), assinale a alternativa INCORRETA.

#45235
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Analise as afirmativas a seguir relativas às boas práticas do mercado digital.
I. A verba de comunicação deve contemplar todas as ações, como custos associados à produção de um site, manutenções mensais, presença em redes sociais, produções de peças de mídia e vídeos, por exemplo.
II. É importante ter claramente qual é o objetivo do negócio e da estratégia de comunicação da empresa. É necessária a mudança na cultura interna das empresas que atrelam seus investimentos (no âmbito digital) somente em campanhas de produtos / serviços ou lançamentos.
III. É importante entender em detalhes qual é o público-alvo da marca, com as tradicionais informações (idade, sexo, classe social / econômica) e outras comportamentais. É valido também ter acesso a pesquisas que podem ajudar nesse entendimento.
Estão corretas as afirmativas:

#45234
Concurso
INB
Cargo
Analista de Comunicação
Banca
FUNDEP
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Analise as seguintes afirmativas sobre o jornalismo empresarial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Brasil somente se familiarizou com o jornalismo empresarial 100 anos depois de seu início nos Estados Unidos.
( ) O crescimento do jornalismo empresarial no Brasil não tem relação com o crescimento das Relações Públicas.
( ) O atraso no surgimento de jornais de empresa no Brasil se deve em parte à lentidão com que avanços tecnológicos nas artes gráficas e editoriais chegaram ao país.
( ) Na época da criação do jornalismo empresarial, eram os próprios funcionários de escalões inferiores responsáveis por escrever, diagramar e até imprimir as publicações em mimeógrafos.
Assinale a sequência CORRETA.

#45233
Concurso
PETROBRAS
Cargo
Comunicador Social
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

No ambiente empresarial, mesmo assumindo a comunicação interna como uma função estratégica e integrada ao processo de tomada de decisões, alguns esforços de comunicação falham por dependerem de circunstâncias alheias à vontade de seus gestores. Nesse sentido, as atividades comunicacionais devem apresentar certas características, EXCETO

#45232
Concurso
PETROBRAS
Cargo
Comunicador Social
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Conhecer e administrar a questão da imagem das organizações é uma tarefa complexa e torna-se um grande desafio saber conduzi-la no contexto da comunicação institucional. O conceito de imagem corporativa é definido como

#45231
Concurso
PETROBRAS
Cargo
Comunicador Social
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Apesar das peculiaridades de cada área, a comunicação integrada propõe uma convergência das atividades comunicacionais da empresa e dá forma ao composto da comunicação organizacional integrada. NÃO está inserida nesse conceito a comunicação

#45230
Concurso
PETROBRAS
Cargo
Comunicador Social
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Comunicação Empresarial
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Sob a ótica da administração de marketing, as empresas devem monitorar e administrar constantemente o macroambiente, para buscar oportunidades de mercado e se precaver de ameaças. Devem também identificar internamente suas forças e fraquezas estratégicas, no escopo do seu microambiente. Nesse sentido, qual tipo de força ambiental NÃO é relacionado ao macroambiente de marketing de uma empresa?