(1,0)
“Ouvira Major Alberto dizer...” A forma ouvira pode ser substituída pela equivalente:
Considere o trecho abaixo, extraído da Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Luís F. Lindley Cintra....o gerúndio apresenta duas formas: uma simples [...], outra composta [...].A forma composta é de caráter perfeito e indica uma ação concluída anteriormente à que exprime o verbo da oração principal [...].O que está exposto acima justifica o emprego do gerúndio na frase:
Os trechos de diálogos abaixo apresentados reproduzem a fala de três políticos citados na reportagem A HORA DO PÂNICO. Vejamos:
I. “Tem que resolver essa p...! Tem que mudar o governo para poder estancar essa sangria”. (Senador Romero Jucá)
II. “Primeiro, não pode fazer delação premiada preso. Porque aí você regulamenta a delação e estabelece isso”. (Senador Renan Calheiros)
III. “Tem total acesso ao Teori. Muito, muito, muito acesso. Eu preciso falar com César” (Ex-presidente José Sarney)
O tema comum a todos é a tentativa de silenciar as descobertas da Operação Lava-jato. Nessas falas identificamos locuções verbais, formadas com a ajuda de um verbo auxiliar modal: “tem que resolver”; “pode fazer”; “preciso falar”. Indique a alternativa que especifica o sentido expresso por esses auxiliares, respectivamente:
Considerando-se a função do verbo, assinalar a alternativa que apresenta o verbo auxiliar sublinhado CORRETAMENTE:
Marque a alternativa em que a palavra sublinhada é um verbo auxiliar modal:
Assinale a frase verbal que foi nominalizada de forma inadequada.
Todas as alternativas apresentam o verbo no infinitivo corretamente sublinhado, EXCETO:
A frase abaixo em que o emprego do gerúndio mostra adequação, é:
Numa reunião de estudos, foram sugeridas algumas medidas para a proteção dos agentes de segurança durante a pandemia, entre elas:
1. Garantir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que protejam os profissionais da segurança pública e do sistema prisional.
2. Reforçar a estrutura de hospitais dedicados aos profissionais de segurança e priorizar a testagem destes.
3. Apoiar e fortalecer o trabalho das forças de segurança a partir da colaboração federativa entre União, Estados e Municípios.
4. Monitorar e reorientar o trabalho das forças de segurança para lidar com os novos problemas de segurança, bem como ter políticas claras de uso da força para lidar com novos desafios surgidos com a crise.
5. Estabelecer mecanismos seguros e confiáveis para o registro das mortes (garantindo insumos para testagem obrigatória e investigação de todas as mortes suspeitas).
Todas as medidas se iniciam com verbos no infinitivo; a substituição desses infinitivos por substantivos correspondentes, é inadequada no seguinte caso:
Assinale a opção que apresenta a frase em que o gerúndio está bem empregado.
Recuperar senha