(1,0)
Julgue o próximo item, relativo a RAID.
Enquanto o conjunto RAID 1 demanda uma quantidade par de discos, os demais conjuntos RAID podem trabalhar com qualquer quantidade de discos.
A respeito de SAN, fibre channel, CIFS e NFS, julgue o item subsequente.
Assim como outros mecanismos de armazenamento de dados em rede, a rede SAN acessa os dados em processos de alto nível.
A arquitetura para becape em ambiente SAN (storage area network) na figura precedente leva em consideração conceitos de becape que não precisam necessariamente da rede local para a cópia dos dados. Considerando essas informações e a figura apresentada, julgue o item a seguir.
Esse tipo de arquitetura exige o uso de software de becape que não suporte agrupamento de fitas (tape pooling) para implementação, já que usa SAN.
Dada a capacidade de desempenho de fibre channel, a tecnologia de becape em SAN apresenta como vantagem permitir que a aplicação de becape mova os dados em altas velocidades, já que, normalmente, são requeridas janelas curtas para a realização de cópias de segurança em determinados tipos de sistemas em tempo real.
Em uma SAN, o switched fabric tem capacidade de se conectar com vários clientes de becape acessando as bibliotecas de fitas.
A respeito dos tipos de RAID e suas principais características, julgue o item que se segue.
RAID 0, também conhecido como disk striping, requer no mínimo dois discos rígidos: se um disco falhar, os demais garantem o acesso e a recuperação dos dados
RAID 1, também conhecido como disk mirroring, requer pelo menos dois discos rígidos e permite a recuperação dos dados em caso de falha de um dos discos.
RAID 6, que requer no mínimo três discos e é também conhecido como striping with double parity, não permite a recuperação dos dados em caso de falha de dois dos seus discos.
Julgue o item a seguir, relativo à integração dos sistemas operacionais modernos com as atuais arquiteturas computacionais, o que possibilita interações dos sistemas com serviços de armazenamento, padrões de disco e tecnologias de becape.
Um dos objetivos do RAID 1 é combinar dois ou mais discos rígidos de modo a estes constituírem uma única unidade lógica, o que possibilita que um mesmo dado seja armazenado fisicamente em todos esses discos.
Com relação a arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o próximo item.
Quando o sistema envia a instrução de gravar um byte em um arranjo de discos em RAID 0, a informação é fatiada, e cópias idênticas são gravadas em todos os discos disponíveis.
Com relação à arquitetura de computadores e a sistemas operacionais, julgue o item
Na tecnologia de discos RAID, o objetivo é a distribuição dos dados em diversos discos, utilizando alguns deles para prover a redundância de dados. Entre os modelos RAID conhecidos, está o RAID nível 1, que, apesar do nome, não utiliza a técnica de espelhamento (mirroring).
A respeito das características e aplicações da técnica conhecida como RAID (Redundant Array of Independent Disks), julgue o item a seguir.
No RAID 3, tem-se discos sempre aos pares. A escrita é feita em ambos os discos do par e a leitura pode ser feita em qualquer uma das unidades.
“Spanned volume” corresponde a volumes com espaços com mais de um disco físico.
Utilizando RAID 5, é preciso de, no mínimo, três discos físicos.
Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), julgue o item a seguir.Para melhorar o desempenho no acesso aos dados, a tecnologia de armazenamento RAID pode empregar várias unidades de disco, assim como o vetor de discos pode usar striping de dados. A técnica RAID distribui dados por vários discos, fazendo-os parecer um só; permite também que múltiplas entradas e saídas de dados sejam realizadas em paralelo, auxiliando no balanceamento da carga entre os discos.
Recuperar senha