(1,0)
O Modelo COSO é estruturado sob a forma de componentes relacionados ao controle interno. É componente que diferencia o Modelo COSO I do COSO II,
De acordo com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), o controle interno é“um processo, efetuado pelo Conselho de Administração, pela administração ou por outras pessoas da companhia, o qual visa a fornecer segurança razoável quanto à possibilidade de atingir objetivos nas seguintes categorias: eficácia e eficiência das operações, confiabilidade dos relatórios financeiros, cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis”.Para que atinja seus objetivos, os controles internos precisam ser desenvolvidos em uma estrutura apropriada, com cinco componentes, na qual o componente Atividades de Controle
As atividades de controle compreendem o que, na sistemática de trabalho anterior à do COSO - Committee of Sponsoring Organizations, era tratado como controle interno. Podem ser de duas naturezas: atividades de prevenção ou de detecção. A atividade que se configura, concomitantemente, como de detecção e prevenção denomina-se:
Considere a seguinte afirmação: “Um aspecto importante no tocante à confiabilidade da informação contábil é o da qualidade dos controles internos da entidade”. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista a estrutura integrada de controle interno proposta pelo Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (COSO), o compromisso da administração em obter ou gerar e utilizar informações importantes e de qualidade, originadas tanto de fontes internas quanto externas, está relacionado ao componente de
O COSO classifica os objetivos da organização, em relação aocontrole interno, em diferentes categorias. A respeito dessascategorias, julgue os itens que se seguem.
A categoria conformidade fundamenta-se no cumprimento de leis e regulamentos pertinentes.
Dado que, em princípio, as categorias são independentes e não podem ser sobrepostas, o objetivo operacional não pode ser, também, objetivo de comunicação ou de conformidade.
A categoria informação e comunicação relaciona-se à confiabilidade dos relatórios e das demonstrações financeiras publicadas.
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguirNo âmbito do setor público, a fiscalização é denominada indireta quando realizada com a participação de servidores que não estão lotados nos órgãos e unidades do sistema de controle interno do ente governamental fiscalizado.
Segundo o COSO, as pequenas empresas enfrentam desafios importantes para manter um controle interno a custos razoáveis. Nesses casos, entretanto, não obstante a limitação do número de empregados ou servidores, não há comprometimento da segregação de funções, não havendo necessidade de obtenção de recursos adicionais para assegurar a adequada segregação de funções.
Recuperar senha