(1,0)
Em biblioteconomia,
De acordo com o AACR2, títulos equivalentes devem ser registrados na ordem indicada por sua sequência ou por seu layout na fonte principal de informação, separados por
Segundo Figueiredo (1983), devido à falta de políticas da biblioteca, uma das falhas é a existência de uma mesa de referência, como uma barreira física à interação usuário-bibliotecário. Esse é um caso que corresponde à fase
Quanto à Classificação Decimal de Dewey (CDD), é correto afirmar:
De acordo com Baptista (2007), antes do planejamento formal, existem várias técnicas de prospecção que podem ser utilizadas para fornecer ideias e envolver os vários segmentos dos usuários e dos empregados da organização. Nesse sentido, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) Brainstorm é uma técnica de geração de ideias, que tem como objetivo estimular respostas criativas em um grupo de pessoas, sendo a espontaneidade incentivada, além da procura do levantamento de um maior número de ideias para orientar a solução do problema. ( ) Técnica de grupo focal tem como objetivo realizar a discussão da análise ambiental externa, determinando e formulando estratégias para equacionar os fatores que influenciam a organização ou o negócio. ( ) Delphi ou Delfo é uma técnica de natureza quantitativa, livre de influência individual, e que envolve pessoas experientes no tema em questão, sendo seu objetivo principal identificar tendências. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A elaboração de uma linguagem documentária é fundamentada, inicialmente, na análise detalhada do sistema de informação. Essa operação é realizada através do método a priori e do método a posteriori. O método a priori consiste em:
Na terminologia da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, linguagem natural é:
O tesauro (thesaurus) pode ser conceituado como:
O intercâmbio entre unidades de informação é uma realidade e deve ser observada na escolha de um "software" de automação para bibliotecas. Dentre os pontos a serem avaliados num "software" de automação, estão:
O Código de Ética Profissional estabelece que o bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas: I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo. II. tratar usuários e clientes com respeito e urbanidade. III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências. IV. evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional. Das condutas citadas:
São instrumentos auxiliares do processo de indexação:
Assinale a afirmação correta, relativa à área de responsabilidade, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR-2R) em vigor.
Os sistemas de automação de Unidades de Informação objetivam a manutenção, o desenvolvimento e o controle do acervo. Nesse sentido, assinale a opção CORRETA:
Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas: I. Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário. II. Bahia. Liceu Salesiano de Salvador. III. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Sergipe. IV. CNPq. V. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. VI. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).VII. Instituto de Pesquisas da Marinha. VIII. Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil). IX. Liceu Salesiano de Salvador (Bahia). X. Universidade Federal de Sergipe.Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em:
Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:
Recuperar senha