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O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em publicações periódicas, internacionais e nacionais e à diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Sobre o acesso ao conteúdo completo do Portal Capes, é correto afirmar que:
Creative Commons pode ser definido como um conjunto de instrumentos jurídicos que permitem o compartilhamento gratuito de conteúdo pela Internet, livre das principais restrições de copyright. As licenças Creative Commons vêm sendo amplamente adotadas por periódicos científicos de acesso aberto no Brasil. Um periódico científico que defina em sua política editorial que os artigos por ele publicados poderão ser modificados e adaptados, mesmo que para fins comerciais, desde que preservem a autoria original e que as novas criações sejam licenciadas sob termos idênticos, deverá adotar qual licença?
Sobre a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A legislação de direitos autorais no Brasil engloba os aspectos morais e patrimoniais relativos à autoria de obras literárias, artísticas e científicas.
II. Para a proteção total dos direitos autorais patrimoniais, é imprescindível que o autor efetue o registro da obra no Escritório Central de Direitos Autorais (ECAD).
III. Autor é a pessoa física responsável pela criação da obra literária, artística ou científica; às pessoas jurídicas, aplica-se a proteção legal nos casos previstos em lei.
IV. Os direitos morais do autor perduram por 70 anos contados a partir do primeiro dia do ano subsequente ao de seu falecimento.
MEDLINE é uma base de dados bibliográfica que contém referências e resumos de artigos de periódicos internacionais na área de Ciências da Saúde, incluindo Medicina, Enfermagem, Odontologia, entre outras, e pode ser pesquisada
A linguagem de marcação recomendada pelo W3C – World Wide Web Consortium, cujo formato é baseado em texto simples, para representar e compartilhar informações estruturadas na Web entre programas, pessoas, computadores em nível local e em redes, é o
O planejamento estratégico em bibliotecas acadêmicas deve considerar a natureza da instituição universitária, que
A Classificação Decimal Universal foi estruturada a partir da Classificação de Dewey, que utilizou a classificação de Bacon e dividiu o conhecimento em três grandes categorias:
Sobre a CDU, é correto afirmar que
Os sinais auxiliares comuns da CDU /, : e :: indicam, respectivamente,
Sobre o AACR2, pode-se afirmar que
Quanto às regras do AACR2, para os cabeçalhos relacionados à autoria,
Assinale a alternativa que contém somente entradas de autoria de entidades coletivas corretas, segundo o AACR2, para os catálogos de bibliotecas brasileiras.
A indicação do título do periódico a seguir, na representação descritiva, pode ser realizada como:
De acordo com os FRBR – Functional requirements for bibliographic records, pode-se afirmar que
A tipologia do resumo indicado a seguir, de acordo com a norma da ABNT NBR 6028, éObjetivo: Este estudo avaliou o impacto imediato em termos de aprendizagem da anatomia radiográfica dentomaxilo-mandibular em radiografias periapicais intrabucais, após toda a substituição do método de ensino em sala de aula pela educação à distância com a plataforma Moodle. Material e Métodos: O ensino desta disciplina no ambiente educacional tradicional em sala de aula foi feito até o primeiro semestre de 2011, classe A (AC), utilizando pranchas de filmes radiográficos duplicados com marcações que indicavam estruturas anatômicas nas imagens e um livro texto com a descrição da referida estrutura, além de professor de apoio, que trabalhava na sala de aula junto com os alunos como apoio de aprendizagem. No segundo semestre de 2011, para a “classe B” (BC), essas mesmas pranchas radiográficas foram digitalizadas, incluindo a descrição do livro texto, para criar o curso digital Moodle sobre anatomia dentomaxilo-mandibular em radiografias intraorais para educação à distância. O impacto dessa substituição foi avaliado pela comparação das notas dos alunos dessas duas classes distintas, AC (N = 60) e BC (N = 62), após a aplicação de uma prova semelhante com todo o conteúdo do tema da anatomia dentomaxilo-mandibular, utilizando teste T-Student não pareado (α = 0,05). Um questionário voluntário e não identificado com 12 questões, desenvolvido em planilhas do Google Docs, foi utilizado para avaliar a aceitação dos alunos em relação ao curso digital. Resultados: Não houve diferença significativa (p > 0,05) entre as notas dos alunos das duas classes. Em relação às respostas do questionário, todos os alunos da BC que responderam ao questionário tinham interesse no conteúdo do material disponível no curso digital e o nível de satisfação medido em uma escala de 0 a 10 obteve média de 8,47 (DP = 1,69). Conclusão: O método de educação à distância sobre esse tema utilizando a plataforma Moodle pode ser utilizado com os mesmos resultados educacionais obtidos em um ambiente educacional tradicional.
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