(1,0)
Acerca de avaliação de imóveis urbanos, julgue o item subsequente.
A norma de avaliação de imóveis orienta que, na fase preliminar de tratamento de dados, sejam verificados, entre outros aspectos, o equilíbrio da amostra e a influência das possíveis variáveis-chave sobre os preços e a forma de variação.
A NBR 14653 – 2:2011 define vários métodos para a avaliação de imóveis urbanos. Como não existe hierarquia entre os métodos, cabe ao avaliador identificar o método adequado ao caso em estudo. Acerca do levantamento e tratamento de dados e da seleção do método de avaliação em imóveis urbanos, julgue o próximo item.O método evolutivo é indicado para a avaliação do valor de mercado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao objeto avaliado.
A NBR 14653 – 2:2011 define vários métodos para a avaliação de imóveis urbanos. Como não existe hierarquia entre os métodos, cabe ao avaliador identificar o método adequado ao caso em estudo. Acerca do levantamento e tratamento de dados e da seleção do método de avaliação em imóveis urbanos, julgue o próximo item.
O método da capitalização da renda é recomendado para a avaliação de empreendimentos como shopping centers e hotéis.
No tratamento dos dados podem ser utilizadas várias ferramentas analíticas, com destaque para a inferência estatística, recomendada para as amostras homogêneas.
O método involutivo caracteriza-se pela utilização de um critério indireto de valoração de uma gleba ou terreno de grandes dimensões considerando-se seu aproveitamento por meio de subdivisão de área maior em lotes menores.
Uma das atribuições do engenheiro civil é a avaliação de imóveis urbanos e rurais e, para realizá‐la, ele deverá seguir os critérios estabelecidos na NBR 14653:2001. Quanto à avaliação de imóveis, julgue o seguinte item.
Nenhuma avaliação poderá prescindir da vistoria. Em casos excepcionais, quando for impossível o acesso ao bem avaliado, admite‐se a adoção de uma situação‐paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo.
Em uma avaliação de imóvel urbano, não se faz necessário o levantamento de informações referentes a características da região, como, por exemplo, aspectos sociais, econômicos e políticos.
Na avaliação de imóveis urbanos, quando não existir documentação comprobatória de benfeitorias, o engenheiro de avaliações deverá deixar claro, em seu relatório, o estabelecimento de pressupostos assumidos.
Deve‐se dar preferência à adoção de modelos estáticos para avaliar imóveis urbanos.
A respeito das competências de um engenheiro responsável pela avaliação de vinte edificações idênticas, julgue o item que se segue, de acordo com disposições da NBR 14653-2.
O engenheiro poderá vistoriar internamente apenas algumas unidades para compor a sua avaliação, desde que a quantidade e a escolha das unidades a serem vistoriadas sejam feitas, exclusivamente, pelo empreendedor.
Quando não for possível o acesso do engenheiro ao interior do imóvel a ser vistoriado para avaliação, a vistoria interna poderá não ser realizada, desde que haja concordância do contratante e que a avaliação seja baseada nos elementos que possam ser obtidos ou fornecidos pelo contratante.
Com referência às normas estabelecidas na NBR 14653 — Avaliação de Bens, julgue o próximo item.
Patentes são exemplos de bens intangíveis.
Valor patrimonial corresponde ao valor mais provável pelo qual uma pessoa jurídica negociaria voluntária e conscientemente determinado bem, em uma data de referência, conforme as condições do mercado vigente.
Vida útil de um bem consiste no prazo de utilização funcional desse bem.
Os métodos para identificar o valor de um bem incluem o método evolutivo, que permite calcular o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes
Recuperar senha