(1,0)
O Brasil, país marcado, no fim do século XIX e início do século XX, pelas imigrações européias e asiáticas, fator importante para a formação do Brasil contemporâneo, mudou seu padrão migratório ao ter-se tornado também país de emigrantes.
As migrações internacionais ocupam parte importante das diplomacias e dos serviços de defesa do Estado e dos cidadãos comuns que atravessam fronteiras diariamente, em todo o mundo. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes. A migração forçada ou enganosa, muitas vezes em forma de tráfico de pessoas, ainda que seja um tema de impacto internacional, possui modesta implicação na segurança dos Estados nacionais neste início de século.
Em função da busca da competitividade e da heterogeneidade do espaço, as empresas se dirigem para locais onde haja mão-de-obra qualificada e barata e infraestrutura adequada.
A globalização, como fenômeno em curso no mundo, é caracterizada pela integração de mercados, levando o crescimento econômico a todas as regiões, articuladas segundo um processo equitativo de distribuição de riqueza.
Apesar da ampliação dos mercados, a globalização da economia e o crescimento dos fluxos de mercadorias reafirmam a desuniformidade do espaço terrestre e dão visibilidade à sua heterogeneidade e à sua diversificação pela ação das sociedades que o modelam. Iná E. Castro. Geografia política, território, escalas de ação e instituições. Bertrand Brasil, 2006, p. 234. Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os assuntos por ele suscitados, julgue os seguintes itens. Para a inserção de países como o Brasil, o México e a Argentina na nova realidade econômica mundial, as organizações financeiras internacionais exigiram a reforma do Estado, para a ampliação da autonomia deste e para a garantia do crescimento econômico por meio da centralização da tomada de decisão.
Embora sejam evidentes os esforços de modernização das atividades no campo, o aumento do volume da produção brasileira decorre do aumento da área de terra cultivada.
Resultante da maior inserção do país no contexto internacional, a modernização agrícola, com a conseqüente queda da necessidade de trabalho humano no campo, contribuiu para o processo de urbanização no Brasil.
O desenvolvimento agrícola ocorrido no Brasil colocao como provedor de bens primários para o mercado mundial, já que o país apresenta incipiente nível de industrialização.
No Brasil, as mudanças nos padrões produtivos geram efeitos sociais, tais como o desemprego, o subemprego e a migração inter e intra-regional.
Com relação ao processo de modernização agrícola brasileira e suas implicações, julgue os itens subseqüentes. Os conflitos pela posse de terra no Brasil ocorrem tanto nas áreas tradicionais de produção agropecuária como nas novas áreas de expansão agrícola, a exemplo da região Centro-Oeste.
Os homicídios dolosos (intencionais) no estado de São Paulo continuam a cair. A tendência, que vêm desde o início dos anos 2000, foi colaborada pelos recém-divulgados números do primeiro semestre de 2008, quando foram registrados 2.183 assassinatos.
Essa cifra representa uma queda de 13% em relação à igual período de 2007. Estão para ser realizados estudos que hierarquize as causas desse fenômeno notável. Trata-se de certo de um evento para o qual concorrem fatores de diferentes naturezas.
Outro fator relevante - menos óbvio - para a queda dos homicídios é a transição demográfica. Já se observou, em outros países, que o envelhecimento da população e o seu enraizamento, com o fim das grandes ondas de migração que atingiram os centros urbanos, costumam significar maior paz social.
Os itens a seguir constituem, seqüencialmente, um texto adaptado do Editorial da Folha de S.Paulo de 4/8/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical. Sem prejuízo de outras variáveis como redução de desemprego, aumento de renda e campanhas de desarmamento, o envelhecimento da população parece ser um dos poucos fenômenos que está atingindo o Brasil como um todo. Afigura-se, portanto como uma boa explicação para o fato de homicídios cairem também em áreas aonde houveram poucos ou nenhum investimento em segurança pública ou aonde o desemprego cresceu.
Atualmente, o Brasil é um dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Recuperar senha